Cidades

Moradores denunciam falta d'água na Região Oceânica de Niterói

Moradores sem Água na comunidade do Jacaré- Alex Ramos - Enfoco
Moradores sem Água na comunidade do Jacaré- Alex Ramos - Enfoco |  Foto: Moradores sem Água na comunidade do Jacaré- Alex Ramos - Enfoco
Moradora mostra caixa d´água vazia no quintal. Alex Ramos - Enfoco

Moradores do bairro do Jacaré, no bairro de Piratininga, na Região Oceânica de Niterói, denunciam falta de abastecimento de água que ocorre há pelos menos duas semanas. Com as torneiras secas e um racionamento forçado, o problema atinge principalmente moradores da parte alta da comunidade.

De acordo com o presidente da Associação de Moradores, o problema ocorre desde as festas de fim de ano e falta água para tomar até banho.

"A água não está subindo, tem gente desde o Natal sem água, estamos nos virando com a ajuda de vizinhos que têm cisternas e caixas d´água maiores. Não temos água para beber, tomar banho, lavar roupa, cozinhar, para nada"

Idenilton Santos, presidente da Associção de Moradores.

Segundo a moradora Rosângela Lima, de 41 anos, a situação tem causado transtorno especialmente para quem tem crianças em casa, como é o seu caso.

"Minha caixa tem 3 mil litros e já não tem quase nada. Eu estou sem água desde 6 de janeiro, nós moradores não sabemos mais o que fazer. Está todo mundo cheio de roupa para lavar, louça até o teto"

Outra moradora, Alexandra Barros, relembrou a necessidade da água para higienização para evitar a Covid-19 e reforça o racionamento de água para beber.

"Teve surto de Covid-19 aqui no morro, mas sem água, como que faz? Essa noite eu nem dormir esperando pra ver se ia cair água, a gente está tendo que economizar água até pra beber"

Na geladeira da Confeiteira Vilma da Silva de 47 anos, por exemplo, havia apenas meio litro de água potável. Segundo a moradora, seu reservatório de 25 mil litros acabou e seu trabalho está sendo prejudicado.

"Eu tenho uma criança de 6 anos em casa, quando ele pede água eu só dou um pouquinho para não acabar, às vezes ele até chora pedindo mais, mas eu preciso racionar. Além disso, eu só estou conseguindo fazer bolinho pequeno, meu marido quando vem do trabalho traz dois galões de água que enche lá, porque a gente não tem condições de ficar comprando. Nós ficamos tentando arrumar solução, já coloquei galão pra usar água da chuva e estou ligando o ar pra pingar a água e usar pelo menos para lavar as louças"

Procurada, a Águas de Niterói informou que houve um problema na bomba que abastece a região, mas já foi resolvido. Apesar disso, moradores relatam que o problema persiste até o início de tarde desta quarta-feira (19). A concessionária informa ainda que enviou uma equipe técnica ao local para verificar o abastecimento dos clientes.

< Foragido da Justiça é preso com drogas na comunidade do Sabão em Niterói Colisão entre carro e moto deixa ferido na Zona Norte de Niterói <