Cidades

Primeira criança é vacinada contra Covid-19 em Niterói

Publicada às 9h39 / atualizada às 9h55

Imagem ilustrativa da imagem Primeira criança é vacinada contra Covid-19 em Niterói
Primeira criança vacinada, tomou dose do imunizante na Policlínica Dr. Sérgio Arouca, no Vital Brazil. Foto: Prefeitura de Niterói

Niterói iniciou nesta segunda-feira (17), a vacinação contra Covid-19 em crianças. De acordo com a Prefeitura, a primeira criança vacinada, tomou dose do imunizante na Policlínica Dr. Sérgio Arouca, no Vital Brazil, na Zona Sul de NIterói. A vacinação contra Covid-19 está sendo realizada em crianças de 05 a 11 anos de idade com comorbidade e deficiência permanente com a vacina Pfizer. Posteriormente, a vacinação segue para as outras crianças.

Para receber a dose da vacina não é exigido prescrição médica, apenas o laudo médico para as crianças com comorbidade e deficiência permanente. Será necessária a presença do responsável legal. Responsáveis devem levar a carteira de vacinação das crianças, que precisam ter intervalo de 15 dias de qualquer vacina.

A vacinação para esta faixa etária vai acontecer na Policlínica Sérgio Arouca (Vital Brazil), Policlínica Regional de Itaipu e Policlínica Regional Dr. Renato Silva (Engenhoca). A imunização estará disponível de segunda a sexta-feira, das 08h às 17h, com entrada até 16h. A testagem para Covid-19 que acontecia nestes locais será remanejada para Praça Vital Brazil, Capela Divino Espírito Santo (Engenhoca) e Igreja Lagoinha (Piratininga).

Calendário

Crianças com comorbidades e deficiências permanentes
17/01 – 11 anos
18/01 – a partir de 10 anos
19/01 – a partir de 9 e 8 anos
20/01 – a partir de 7 e 6 anos
21/01 – a partir de 05 anos

Demais Crianças
24 e 25/01 – a partir de 11 anos
26 e 27/01 – a partir de 10 anos
28 e 31/01 – a partir de 9 anos
01 e 02/02 – a partir de 8 anos
03 e 04/02 – a partir de 7 anos
07 e 08/02 – a partir de 6 anos
09 e 10/02 – a partir de 5 anos

Rio

A prefeitura do Rio de Janeiro também inicia nesta segunda (17) a vacinação infantil. As primeiras doses foram distribuídas pelo Ministério da Saúde na semana passada e as primeiras a receberem a imunização na cidade serão meninas de 11 anos, que têm o dia de hoje reservado no cronograma.

Nesta terça-feira (18) será a vez dos meninos de 11 anos e na quarta-feira haverá a repescagem para ambos os sexos dessa idade. O calendário segue escalonado da mesma forma, em idade decrescente, até o dia 9 de fevereiro, se as entregas das doses forem mantidas conforme o anunciado pelo governo federal.

Além das mais de 230 unidades básicas de saúde do Rio, escolas municipais e espaços culturais também funcionarão como postos de aplicação das doses. 

Atenderão exclusivamente crianças de 5 a 11 anos o Museu do Amanhã (Praça Mauá), a Escola Municipal Paraíba (Anchieta), o Ciep Papa João XXIII (Santa Cruz), o Ciep Henfil (Caju), a Lona Cultural João Bosco (Vista Alegre) e o Shopping do Méier.

Apenas para a aplicação da vacina em pessoas com 12 anos ou mais, foram montados postos no Theatro Municipal (centro), na Escola Municipal Aníbal Freire (Olaria), no Centro Cultural Imperator (Méier), no Ilha Plaza Shopping (Ilha do Governador), Bangu Shopping e Parque Shopping Sulacap.

Para todas as idades, estão funcionando postos de vacinação na Casa Firjan (Botafogo), Planetário da Gávea, Museu da República (Catete), Tijuca Tênis Clube, Cidade das Artes (Barra da Tijuca), Escola Municipal Dr. Cícero Pena (Copacabana), Escola Municipal Prudente de Moraes (Tijuca), Ciep Patrice Lumumba (Del Castilho), CE Central do Brasil (Méier), Ciep Raymunda Ottoni de Castro Maya (Campo Grande), Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), no Madureira Shopping e no ParkShopping Campo Grande.

Ainda estão sendo aplicadas as primeira e segunda doses para quem não procurou os postos na data indicada, além da dose de reforço para os maiores de 18 anos que receberam a segunda dose há pelo menos quatro meses.

Os painéis da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) indicam que 99,9% da população da cidade a partir de 12 anos já receberam a primeira dose e 95,3% completaram o esquema com duas doses ou a dose única. A dose de reforço foi aplicada em 39% dos maiores de 18 anos. Na população total, os índices são de 87,7% com primeira dose, 81,6% com a segunda e 30,5% com o reforço.

Vacinação infantil

Para se vacinar, a criança deve estar acompanhada dos pais ou responsáveis e levar o cartão de vacina, se disponível, e um documento de identificação. Crianças com deficiência ou comorbidades têm prioridade e podem ser imunizadas a qualquer momento, independentemente da idade indicada no calendário regular.

A imunização será feita com a vacina pediátrica da Pfizer, a única autorizada até o momento para essa faixa etária. São necessárias duas doses de 0,2 ml, com intervalo de oito semanas entre elas. A vacinação contra a covid-19 já se mostrou segura e eficaz na prevenção do agravamento da doença, internações e óbitos. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, nas crianças a proteção alcança 90,7% uma semana após a segunda dose.

A Secretaria Municipal de Educação (SME) iniciou uma ação de incentivo à leitura. As crianças que forem se vacinar nas escolas receberão um livro. Até o momento, já foram doados 20 mil exemplares por editoras e pelo Sindicato Nacional dos Editores de Livros (Snel).

A SME informa que o retorno das aulas nas escolas municipais está previsto para 7 de fevereiro, 100% presencial, seguindo os protocolos sanitários e com monitoramento e acompanhamento constante dos estudantes.

Com Agência Brasil

< Protesto de militares deixa trânsito lento na Zona Norte do Rio Inscrições para recenseador do IBGE terminam nesta sexta <