Cidades

Protesto de militares deixa trânsito lento na Zona Norte do Rio

Imagem ilustrativa da imagem Protesto de militares deixa trânsito lento na Zona Norte do Rio
Manifestação afetou um longo trecho da avenida. Foto: Reprodução/Internet

Uma manifestação de militares da Polícia Militar e dos Bombeiros na Avenida Brasil, altura do bairro de São Cristóvão, causou impactos no trânsito na manhã desta segunda-feira (17). A via no sentido Centro sofreu com lentidão desde a altura do bairro de Cordovil, na Zona Norte da cidade.

O ato foi feito por membros da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros que alegaram esquecimento do Governo do Estado com relação a inativos e pensionistas da classe. Militares da Polícia Militar e da Companhia de Engenharia de Tráfego do Rio de Janeiro (CET-Rio) atuam no local.

A via que está sendo usada como válvula de escape pelos motoristas é a Linha Vermelha. De acordo com o Centro de Operações Rio, a pista também apresenta lentidão. Cerca de uma hora antes do ato, a colisão de um carro com uma mureta na altura do bairro de Irajá também havia causado lentidão.

Aumento

O governador Cláudio Castro anunciou, na última segunda-feira (10), um aumento da Gratificação de Regime Especial de Trabalho (GRET) para praças do Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro.

Com isso, mais de 46 mil militares ativos passarão a ter direito a uma gratificação correspondente a 150% do soldo já na folha salarial de janeiro, que será paga em fevereiro. A medida atende a uma reivindicação antiga da categoria e será implementada de uma só vez por decreto. Atualmente, a GRET de praças é de 122,50%.

Benefícios

Além do aumento da GRET para praças, o Governo do Estado concedeu ainda outros benefícios aos PMs e bombeiros ativos, inativos e pensionistas na Lei 9.537. De autoria do Poder Executivo, o texto criou o Sistema de Proteção Social dos Militares.

Em relação aos pensionistas, todos aqueles que ganham abaixo do teto do Regime Geral de Previdência Social (RGPS), atualmente em R$ 6.433,57, voltam a ser isentos do desconto previdenciário de 10,5%.

Com a nova legislação, o auxílio-fardamento passa a ser considerado verba de caráter indenizatório, e não será mais concedido aos militares como empréstimo. Além disso, o PM ou bombeiro ativo que for responsável por criança com deficiência física ou intelectual terá direito a um adicional de 20% no soldo.

Pelo texto, os militares ativos, inativos e pensionistas terão a garantia de pagamento da Gratificação de Tempo de Serviço a partir de 1º de janeiro de 2022. Será paga ainda uma indenização ao militar inativo de valores referentes a férias e licença-especial não tiradas no tempo em que estava na atividade. Para ter direito ao benefício, o prazo é de cinco anos, a contar da data da passagem para a inatividade remunerada.

< Covid-19: vacinação em crianças começa nesta terça em São Gonçalo Primeira criança é vacinada contra Covid-19 em Niterói <