Logo Enfoco


    Cidades

    Procura por testes de Covid-19 gera longas filas em centro de triagem de SG

    Publicado 07/01/2022 às 12:22 | Atualizado em 07/01/2022 às 14:08 | Autor: Tiago Souza
    Ouça a reportagem
    Siga no Google News Siga o Enfoco no Google News
    Imagem ilustrativa da imagem Procura por testes de Covid-19 gera longas filas em centro de triagem de SG
    Com casos da doença em alta, moradores enfrentaram longas filas em centro de testagem do município. Foto: Alex Ramos

    A manhã desta sexta-feira (7) foi de longa fila para quem era testado contra a Covid-19 em São Gonçalo, no Centro de Triagem, no bairro do Zé Garoto, referência no exame. A Prefeitura de São Gonçalo ampliou os pontos do diagnóstico para atender à demanda. 

    Para tentar driblar a espera, Severina Leão, moradora do bairro Galo Branco, de 63 anos, chegou cedo, mas mesmo assim precisou aguardar e reclamou da falta de informação e orientação no local.

    "Isso aqui está um absurdo, essa é a segunda vez que eu venho tentar fazer o teste, a gente fica na chuva, tem pessoas idosas aqui. A gente fica aqui em meio a pessoas que estão com Covid. Nem tem pessoas orientando para fazer distanciamento", contou.

    Quem procurou os pontos com sintomas de gripe passa por uma triagem com os médicos dos locais para depois serem direcionados aos exames de Covid-19.

    Mesmo com a forte chuva na manhã desta sexta-feira (7), mais de 100 pessoas aguardavam para realizar o teste. O porteiro Adriano Peres, de 53 anos, está afastado do trabalho. Assintomático, preferiu procurar a unidade, mas também reclama que não conseguiu realizar o exame antes por conta da demora para atendimento na unidade.

    "Eu vim aqui na quarta-feira passada, mas estava com muita dor no corpo e não aguentei ficar muito tempo na fila e tive que voltar para casa. Espero consegui fazer a testarem hoje", disse.

    A Prefeitura de São Gonçalo foi questionada a respeito do volume de pessoas no centro de triagem, mas até o momento não houve respostas.

    Segundo a Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil de São Gonçalo a procura pelos testes aumentou nesta primeira semana do ano. O Centro de Triagem ao Coronavírus, no Zé Garoto, realizava uma média de 120 exames por dia em dezembro. Nos primeiros quatro dias dessa semana, já foram testadas 1.884 pessoas, sendo 769 positivados – cerca de 40%. A Semsa oferece outros nove locais para a testagem. Na próxima semana, mais dois locais serão abertos. Em todos os locais, os testes são realizados por ordem de chegada. Até 12h30 desta sexta-feira (7), foram realizados 310 testes.

    Gripe

    A cidade registrou 27.456 atendimentos de síndrome gripal em dezembro de 2021, quando houve aumento nos atendimentos nas unidades de saúde. Em novembro de 2021, foram registrados 11.351 atendimentos.

    A Prefeito de São Gonçalo informou que as aplicações das vacinas contra a gripe acabaram no município, e o executivo aguarda a chegada de novas remessas para dar continuidade as aplicações do imunizante.

    Segundo a Secretaria de Estado de Saúde (SES), a campanha de gripe já foi encerrada pelo Ministério da Saúde. Novas doses para imunização contra influenza só serão recebidas pelo estado na próxima Campanha Nacional de Imunização contra a gripe, prevista para abril.

    De acordo com o Ministério da Saúde, as 80 milhões de doses adquiridas para a Campanha Nacional de Vacinação contra Influenza foram distribuídas aos estados e Distrito Federal de forma proporcional e destinada aos públicos específicos da campanha. O estado do Rio de Janeiro recebeu doses adicionais, remanejadas de outros estados, para auxiliar no combate e prevenção contra a Influenza.

    Locais de testagem contra Covid-19:

    Centro de Triagem ao Coronavírus, no Zé Garoto: diariamente, das 8h às 17h;

    Clínica Municipal Gonçalense Barro Vermelho: de segunda-feira a sexta-feira, das 9h às 13h;

    Clínica Municipal Gonçalense do Mutondo: terças e quintas, das 10h às 16h; e sábados, das 8h às 11h;

    Polo Sanitário Jorge Teixeira de Lima, no Jardim Catarina: segundas, terças e quintas, das 8h às 12h, com distribuição de senhas;

    Polo Sanitário Paulo Marques Rangel, no Porto do Rosa: quartas, quintas e sextas, das 8h às 16h, com distribuição de senhas;

    Polo Sanitário Dr. Augusto Sena, Rio do Ouro: terças, quartas e sextas, das 13h às 16h;

    Clínica da Criança (0 a 12 anos), segundas, terças, quintas e sextas, das 8h às 16h, e quartas, das 13h às 16h; com distribuição de senhas;

    O Hospital Franciscano Nossa Senhora das Graças, Lagoinha, de segunda-feira a sexta-feira, das 8h às 17h, só para pessoas sintomáticas;

    Maternidade Municipal Dr. Mário Niajar: apenas para as gestantes e parturientes sintomáticas.

    PAM Coelho: segundas, quartas e sextas, das 9h às 13h

    Tipos de exames:

    Antígeno (swab) – realizado através de fluidos nasais e com identificação rápida (até 20 minutos)

    RT-PCR (swab) – realizado através de fluidos nasais e, atualmente, padrão-ouro para diagnóstico laboratorial de covid-19

    Tags

    Grupo achados e perdidos do facebook Enfoco Grupo achados e perdidos do facebook Enfoco
    Achados e Perdidos

    Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!

    Entrar no grupo
    Artigo anterior
    <

    Botafogo aguarda John Textor no Rio; clube receberá quantia milionária em breve

    Próximo artigo
    >

    FIFA anuncia os três finalistas do prêmio de melhor jogador do mundo em 2021

    Relacionados em Cidades