Cidades

Sensação térmica de quase 50º graus no Rio e alerta de mais calor

Imagem ilustrativa da imagem Sensação térmica de quase 50º graus no Rio e alerta de mais calor
Bairros do Rio apresentaram registraram sensação térmica de quase 50º graus. Foto: Arquivo

A forte onda de calor que atinge diferentes cidades no Rio tem sido benéfica apenas para frequentadores das praias e piscinas. Trabalhadores e quem precisa se aventurar pelas ruas sofrem com o sol e o calor escaldante. Na Zona Oeste do Rio, por exemplo, a sensação térmica se aproximou dos 50º graus na tarde desta quinta-feira (27).

De acordo com o Instituto Nacional de Meterologia (Inmet), em Niterói os termômetros chegaram a marcar 39° graus no início desta tarde . E para quem acha que haverá refresco, pode se preparar para mais calor. Isso porque, nesta sexta-feira (28) as temperaturas continuarão altas, com máxima de 34º graus.

"Trabalho das 10h às 19h. É difícil, um calor intenso, mas pelo menos as vendas aumentaram"

Valdiceia Pires, de 40 anos, no Centro de Niterói
Sem sombra, a ambulante busca refresco na água que vende para sobreviver ao calor. Foto: Alex Ramos

Para minimizar os impactos do sol forte, as famosas 'sombrinhas' são utlizadas, como fez a aposentada Beatriz Mendonça, de 68 anos: "Com um calor desses, eu procuro sempre sair com ela [a sombrinha]. Só assim eu me protejo", explicou.

Mas o verão também traz vantagens. Quem afirma é o taxista Luis Cláudio Medeiros, de 47 anos, que destaca a maior procura pelo serviço em dias mais quentes.

''O calor melhora a atividade do nosso ramo. Com alta temperatura, algumas pessoas preferem pegar táxi a andar''

Luiz anda com garrafas de água em seu carro. Foto: Alex Ramos

Cuidados

A médica Sylvia Mattos, da Universidade Federal Fluminense (UFF), alerta para os malefícios do calor nas pessoas. Ela também cita formas de se prevenir.

''Nós perdemos água o tempo todo quando a temperatura está muito alta. Quando estamos desidratados nossa circulação diminui, isso é o que pode nos fazer desmaiar. Por conta disso, é essencial se manter hidratado. Sucos de caju, abacaxi, e outras frutas que possuem alta concentração de potássio, também são bem-vindos. Eles ajudam no equilíbrio hidroeletrolítico, mantendo nossa circulação regular"

< Inscrições abertas em curso gratuito para trabalhar em supermercados Idosa desaparecida é encontrada após cair de ribanceira em Niterói <