Cidades
Sensação térmica de quase 50º graus no Rio e alerta de mais calor
A forte onda de calor que atinge diferentes cidades no Rio tem sido benéfica apenas para frequentadores das praias e piscinas. Trabalhadores e quem precisa se aventurar pelas ruas sofrem com o sol e o calor escaldante. Na Zona Oeste do Rio, por exemplo, a sensação térmica se aproximou dos 50º graus na tarde desta quinta-feira (27).
De acordo com o Instituto Nacional de Meterologia (Inmet), em Niterói os termômetros chegaram a marcar 39° graus no início desta tarde . E para quem acha que haverá refresco, pode se preparar para mais calor. Isso porque, nesta sexta-feira (28) as temperaturas continuarão altas, com máxima de 34º graus.
"Trabalho das 10h às 19h. É difícil, um calor intenso, mas pelo menos as vendas aumentaram"
Valdiceia Pires, de 40 anos, no Centro de Niterói
Para minimizar os impactos do sol forte, as famosas 'sombrinhas' são utlizadas, como fez a aposentada Beatriz Mendonça, de 68 anos: "Com um calor desses, eu procuro sempre sair com ela [a sombrinha]. Só assim eu me protejo", explicou.
Mas o verão também traz vantagens. Quem afirma é o taxista Luis Cláudio Medeiros, de 47 anos, que destaca a maior procura pelo serviço em dias mais quentes.
''O calor melhora a atividade do nosso ramo. Com alta temperatura, algumas pessoas preferem pegar táxi a andar''
Cuidados
A médica Sylvia Mattos, da Universidade Federal Fluminense (UFF), alerta para os malefícios do calor nas pessoas. Ela também cita formas de se prevenir.
''Nós perdemos água o tempo todo quando a temperatura está muito alta. Quando estamos desidratados nossa circulação diminui, isso é o que pode nos fazer desmaiar. Por conta disso, é essencial se manter hidratado. Sucos de caju, abacaxi, e outras frutas que possuem alta concentração de potássio, também são bem-vindos. Eles ajudam no equilíbrio hidroeletrolítico, mantendo nossa circulação regular"
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!