Polícia

Indulto de natal: Chefe do tráfico em Niterói entre os fugitivos

Imagem ilustrativa da imagem Indulto de natal: Chefe do tráfico em Niterói entre os fugitivos
|  Foto: Foto: Marcelo Tavares
Criminoso é apontado pela polícia, junto com outro comparsa, de exercer atividades criminosas do Morro dos Marítimos. Foto: Marcelo Tavares

Um dos mais de 500 criminosos que não voltaram para a cadeia depois do "Saidão de Natal", quando os traficantes são liberados para as festas de fim de ano ao lado de seus familiares, é um velho conhecido da polícia de Niterói. Trata-se de Charles de Miranda Ramos, o Magro ou Naizinho, apontado como o chefe do tráfico de drogas da comunidade dos Marítimos, localizada no Barreto, na Zona Norte de Niterói. Ele foi condenado por homicídio e aproveitou a saída de Natal para retornar para as ruas, e não voltou para a cadeia. 

Segundo investigação da Delegacia do Fonseca (78ªDP), o criminoso, junto com outro traficante conhecido como Dada, são os responsáveis pelas atividades criminosas do Morro dos Marítimos, controlado pela facção criminosa Comando Vermelho (CV). Além do tráfico de drogas, possuem influência sobre roubos e furtos na região.

Charles já teve passagens pelo sistema carcerário entre 2009 e 2011. Em 17 de agosto de 2011, ele foi preso novamente e encaminhado para o Presídio Ary Franco. Em 13 de outubro de 2013, ele ganhou o direito de regressar ao sistema semiaberto, indo cumprir pena no Instituto Penal Edgard Costa. Contra Magro, existem quatro anotações pelos crimes de tráfico de drogas e roubo e quatro ocorrências policiais por porte ilegal de arma de uso restrito, além de roubo de veículo.

Ele é acusado de assassinar Tiago Portelinha, 24 anos, morador do Morro do São Carlos, em julho de 2014. Tiago foi à Choppada do Bonde da Nike no Morro Escondidinho, em Santa Teresa, no Rio de Janeiro. Durante a festa teria ocorrido um desentendimento entre Charles e Tiago Portelinha, e esse teria sido retirado à força da festa e, em seguida, executado.

Além da acusação de homicídio, ele também é acusado de integrar uma quadrilha que foi responsável por recentes confrontos armados entre traficantes rivais, que culminou com a expulsão do Terceiro Comando Puro (TCP) em Niterói.

< FIFA anuncia os três finalistas do prêmio de melhor jogador do mundo em 2021 Criminosos invadem sítio, fazem caseiro refém e deixam idoso baleado em Niterói <