Polícia

Provedoras de internet reféns de bandidos em Niterói e Itaboraí

Imagem ilustrativa da imagem Provedoras de internet reféns de bandidos em Niterói e Itaboraí
|  Foto: Foto: Marcelo Tavares
Empresa, que possui o hábito de relatar ameaças de criminosos nas redes sociais, fez um post, na última quarta-feira (5), relatando o ocorrido. Foto: Marcelo Tavares

Menos de quinze dias após sofrer ameaças e ser expulsa por criminosos no Engenho do Mato, em Niterói, uma empresa provedora de internet sofreu uma retaliação de criminosos, nesta quarta-feira (5), nas proximidades da comunidade da Reta Velha, em Itaboraí.

A empresa, que possui o hábito de relatar as ameaças de criminosos nas redes sociais, fez um post, na última quarta-feira (5), relatando o ocorrido na Avenida 22 de Maio, no bairro Itaville. No comunicado, é solicitada a devolução dos equipamentos dos clientes que adquiriram algum tipo de plano oferecido pela provedora de internet.

“Aos moradores do Condomínio Recanto de Itaboraí. Tivemos nossa rede sabotada no condomínio e durante o reparo fomos abordados por bandidos. Fomos informados que apenas um provedor vai atender o condomínio e que poderíamos retirar nossos equipamentos apenas após tratar com o "responsável". Aos nossos clientes afetados, pedimos compreensão e que devolvam os nossos equipamentos em nosso escritório, pois nossos funcionários estão com receio de retornar ao local. Um triste início de ano para nossa cidade”, diz o comunicado veiculado nas redes sociais.

Menos de 24h após a ação dos bandidos, a empresa provedora de internet registrou um boletim de ocorrência na sede da Delegacia de Itaboraí (71ªDP) informando a ação dos criminosos. Segundo a delegada da distrital, Norma Passos Lacerda, foi instaurado um inquérito para identificar a autoria das ameaças e buscar a prisão dos envolvidos, assim como localizar os responsáveis por essa suposta “única empresa”.

De acordo com a delegada, não está descartada a participação de traficantes da Reta Velha nessas ameaças em razão da proximidade do ocorrido com uma das entradas da principal comunidade de Itaboraí, controlada pela maior facção criminosa do Rio de Janeiro.

Vítima de criminosos em Niterói

Nos últimos meses, a mesma provedora de internet tem sido vítima de ameaças criminosas no bairro Engenho do Mato, na Região Oceânica de Niterói. O último aconteceu no fim do ano passado, quando funcionários sofreram as retaliações durante um reparo do serviço oferecido pela empresa.

Após os recentes casos, a empresa de provedora de internet informou que não está enviando equipes para alguns locais do bairro Engenho do Mato, já que, em alguns casos, os funcionários da empresa foram ameaçados e chegaram a ouvir dos criminosos que eles iriam “caçar-los” em caso de novas visitas nessas regiões.

A equipe do Enfoco foi até o bairro, na última terça-feira (4), e ouviu relato de moradores de áreas próximas a comunidades que relataram que a expulsão da provedora de internet tem causado transtornos para quem reside no bairro. Os criminosos obrigam os residentes a consumirem a internet clandestina oferecida por eles que possui uma qualidade bem inferior às empresas legalizadas.

“Nessa história toda quem sofre são os moradores de bem, que contam agora com uma internet péssima. E quem tem coragem de reclamar? Quem mora em comunidade sabe como funciona com que reclama de bandidos. Esperamos que a polícia entre em ação e possamos a voltar a ser como era antes. Moro aqui há mais de vinte anos e nunca tinha passado por isso”, disse um servidor público, que preferiu não se identificar.

< Golpe da venda de carro termina com sequestro e vítima baleada em SG Treta: viúvo de Gilberto Braga alfineta Walcyr Carrasco após comentário do autor <