Política

Estado revoga nomeação de filha de fundador de milícia no Rio

Imagem ilustrativa da imagem Estado revoga nomeação de filha de fundador de milícia no Rio
|  Foto: Foto: Reprodução
Helen, Jerominho e Carminha Jerominho, irmã de Helen. Foto: Reprodução

A Secretaria de Estado de Casa Civil do Rio revogou nesta terça-feira (25) a decisão que nomeava Helen Patrícia Guinâncio Guimarães, filha do miliciano Jerônimo Guimarães Filho, o Jerominho, para cargo de confiança na Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento (SEAPPA). A nomeação foi publicada no diário oficial da última terça-feira (18).

Nesta segunda-feira (24), o Governo do Rio já tinha informado que a nomeação seria revogada. Segundo a nota, "vale ressaltar que como não foi realizada a posse no cargo, Helen não consta na folha de pagamento do Estado."

A vaga ocupada seria para o cargo em comissão de Assistente II na SEAPPA. Ex-vereador do Rio, Jerominho, junto com o tio de Helen e ex-deputado estadual, Natalino Guimarães, são acusados de fundar a principal milícia do estado, a Liga da Justiça. Ambos ficaram presos por mais de dez anos e foram soltos em 2018.

De acordo com as investigações, a organização explorava moradores da Zona Oeste do Rio e da Baixada Fluminense em relação a venda de gás, gatonet e transporte alternativo. Inclusive, montou um grupo de extermínio para quem não cumpria as regras.

Tal grupo criminoso é conhecido atualmente como Bonde do Ecko, que era comandado pelo miliciano Wellington da Silva Braga, vulgo Ecko, morto no ano passado pela Polícia Civil.

Outro parente envolvido com a mílicia é Luciano Guimarâes, filho de Jerominho. Ele é apontado como um dos executores da milícia e cumpre mais de 35 anos em regime fechado.

< BBB 22: Arthur Aguiar passa desodorante nas partes íntimas e vídeo viraliza Inscrições abertas para Mutirão de Direitos Humanos em Niterói <