Skip to content

Região

Castro diz que imagens da megaoperação foram preservadas

Redação | Publicado em:

Lucas Alvarenga


O governador do Rio, Claudio Castro, informou ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), que as gravações feitas por câmeras corporais durante a Operação Contenção “foram devidamente preservadas”. A manifestação foi enviada nesta segunda-feira (17), antes do fim do prazo fixado pelo STF para que o estado apresentasse esclarecimentos sobre a ação realizada em 28 de outubro, que terminou com 121 mortos.

No documento, Castro detalhou que 60 policiais utilizaram câmeras no dia da operação e que “todas as gravações realizadas durante a operação classificadas no modo Evidência” pela Polícia Civil permanecem armazenadas. Ele também reconheceu que parte dos equipamentos apresentou falhas, o que deixou 30 câmeras inoperantes.

O governador afirmou ainda que, no caso da Polícia Militar, “a corregedoria requisitou à Diretoria de Infraestrutura e Tecnologia a adoção das medidas técnicas necessárias para a preservação de todas as imagens captadas pelas Câmeras Operacionais Portáteis”.

Além das gravações, Castro comunicou que o governo estadual vai enviar ao Supremo os laudos necroscópicos das vítimas da operação. Segundo ele, o repasse será feito por meio de VPN em razão do “conteúdo sensível” dos documentos.

No início do mês, o estado já havia apresentado a Moraes um conjunto de 18 esclarecimentos sobre a Operação Contenção. O ministro é o relator temporário da ADPF das Favelas (ADPF 635), que estabeleceu diretrizes para reduzir a letalidade policial em comunidades do Rio.

Notícias Relacionadas

Últimas Notícias

Anatel passará a exigir reconhecimento facial para evitar fraudes e golpes
Brasil & Mundo

Anatel vai exigir biometria facial para manter linhas de telefone no ar em 2027

Obras no Jardim Atlântico Leste, em Itaipuaçu
Maricá

Mais ruas de Itaipuaçu, em Maricá, recebem obras após anos de espera

Celebridades

Sasha Meneghel anuncia gravidez do 1º filho com João Lucas

Segurança Pública

Fim da linha para líder de quadrilha especializada em roubos de imóveis de luxo em Niterói