Sinais
É Natal Outra Vez
Um reflexão sobre perdão e gratidão
A música de John Lennon ecoava nos meus ouvidos: “and so this is Christmas, and what have you done, another year over and a new one just began…” ( então é Natal, e o que você fez, mais um ano termina e um novo começa...).
Chegou a hora do perdão, dos recomeços, da superação e dos inevitáveis arrependimentos. Das listas de desejos e sonhos, das promessas de ano novo, da tentativa de sermos melhores. Mas seria tão bom se conseguissemos fazer isso o ano inteiro...
Poderíamos ser mais perseverantes, afetuosos, decididos, altruístas, bondosos e solidários nos 365 dias do ano. Menos reclamões. Mais atentos. Porque, independentemente dos nossos erros, a cada dia temos uma nova chance. Um novo começo, Não precisa ser Natal. A consciência pode ser diária, o que ajudará muito na transformação. Aquele necessário autoexame, na hora de dormir, é um belo caminho para o sucesso.
A reforma íntima talvez seja o maior dos desafios humanos. Fortuna, status, poder, tudo isso pode ser conquistado, com as atitudes certas, Para alguns, até mesmo com pouco empenho. Mas com as mudanças pessoais, não acontece dessa forma. É preciso estar realmente disposto a mexer em feridas abertas, que vão doer.
É preciso ter humildade, desenvolver a gratidão, exercitar o perdão e o desapego. Uma dose extra de verdade é exigida nessa tarefa. Uma grande aliada será a coragem. Ela ajudará, quando desistir parecer mais fácil e seguro.
Para os que realmente se empenham, eu posso assegurar, o fruto colhido será doce e maduro. Mas não antes de atravessar-se um deserto pessoal. Todos temos o nosso caminho de Damasco a percorrer (aquele em que Saulo de Tarso encontrou Jesus e que resultou em sua conversão e em seu batismo como Paulo).
Sinais
Se em todos os dias de nossas vidas, enxergássemos as oportunidades que Deus nos dá, os sinais que Ele nos deixa e as recompensas que podemos receber, talvez fôssemos mais determinados. Entretanto, o percurso é cheio de desvios e, por não estarmos conectados e atentos, muitas vezes nos perdemos.
Mas existe o dia seguinte. Como há o próximo Natal. E o ano novo que chegará. E todas essas criações do homem, que são marcos de transição , mas que encerram algo muito mais valioso do que as comemorações: são oportunidades extras. Sinais mais aparentes. Sirenes que ecoam nas mentes de todos nós. Então é Natal, e o que você fez...
Que o dia do nascimento de Jesus comova nossos corações
Que a proximidade de um ano novo traga-nos a urgência necessárias das mudanças íntimas, que a morte desse homem na cruz, para absolver a Humanidade de seus pecados, nos mobilize. Feliz Natal para todos e um 2025 super abençoado!
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!