Logo Enfoco


    Brilhante

    Segunda superlua do ano poderá ser vista nesta quarta-feira (5); saiba como observar

    O fenômeno poderá ser observado por três noites seguidas

    Publicado 04/11/2025 às 9:48 | Autor: Agência Brasil
    Ouça a reportagem
    Siga no Google News Siga o Enfoco no Google News
    A próxima e última superlua de 2025 está prevista para o dia 4 de dezembro.
    A próxima e última superlua de 2025 está prevista para o dia 4 de dezembro. |  Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

    A segunda superlua deste ano poderá ser vista nesta quarta-feira (5) em todo o território brasileiro e também em outros países. O fenômeno acontece quando a Lua cheia atinge uma distância inferior a 360 mil quilômetros da Terra, o que faz com que pareça maior e mais brilhante do que o habitual. O melhor momento para apreciar o espetáculo será logo após o pôr do sol.

    Conhecida como Superlua do Castor, esta será a maior e mais luminosa do ano e poderá ser observada por três noites seguidas, desde que as condições climáticas permitam. A observação poderá ser feita a olho nu, sem a necessidade de telescópios ou outros equipamentos.

    O evento astronômico ocorre quando a fase cheia da Lua coincide com o perigeu, ponto da órbita em que o satélite está mais próximo da Terra. Nessa configuração, a Lua pode parecer até 14% maior e 30% mais brilhante do que o normal.

    Embora o termo “superlua” não seja um conceito técnico usado oficialmente pela astronomia, ele se popularizou justamente por descrever de forma simples o efeito visual que encanta observadores em todo o mundo.

    Como observar o fenômeno

    O melhor momento para apreciar o espetáculo será logo após o pôr do sol. A previsão indica que o nascer da Lua deve ocorrer por volta das 18h45 em São Paulo, 18h14 em Belém e 17h28 no Recife, podendo variar de acordo com o fuso horário e a localização.

    Para quem quiser observar, a recomendação é buscar um local com ampla visão do horizonte e torcer por um céu sem nuvens. Nessas condições, será possível admirar o satélite natural mais próximo, brilhante e detalhado.

    Segundo a astrônoma Josina Nascimento, do Observatório Nacional, o termo “superlua” é aplicado apenas quando a fase cheia coincide com o perigeu. Ela explica que “em cada ciclo lunar, há sempre um momento em que a Lua está mais próxima da Terra, mas nem sempre isso ocorre durante a Lua cheia”.

    A próxima e última superlua de 2025 está prevista para o dia 4 de dezembro.

    Tags

    Agência Brasil

    Grupo achados e perdidos do facebook Enfoco Grupo achados e perdidos do facebook Enfoco
    Achados e Perdidos

    Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!

    Entrar no grupo
    Artigo anterior
    <

    Policial militar é atacado a tiros perto de batalhão

    Relacionados em Curiosidades