Espetáculo
Chuva de meteoros promete iluminar o céu no Brasil
Veja os melhores dias e horários para assistir ao fenômeno

As próximas noites prometem ser mais especiais no Brasil. Isso por conta da chuva de meteoros Orionídeas que atinge nesta semana seu período de máxima atividade, com pico previsto entre as madrugadas de terça (21) para quarta-feira (22) e de quarta para quinta (23).
Segundo o Obseratório Nacional, a visibilidade será excelente em todo o território brasileiro, com o melhor horário de observação entre meia-noite e o amanhecer. No entanto, as regiões Norte e Nordeste serão privilegiadas com melhor visibilidade.
De acordo com o astrônomo Marcelo De Cicco, coordenador do Projeto Exoss, parceiro do Observatório Nacional (ON/MCTI), esses meteoros são rápidos, intensos e frequentemente deixam trilhas luminosas, há registros com velocidade de até 66 km/s.
Por que Orionídeas?
O nome “Orionídeas” deriva da constelação de Órion, de onde os meteoros parecem surgir, próximo à estrela Betelgeuse. Entretanto, o espetáculo pode ocorrer em qualquer ponto do céu.
No auge da chuva, em condições ideais, é possível observar entre 15 e 20 meteoros por hora. A fase de Lua Nova (com apenas cerca de 2% de iluminação) favorece a escuridão do céu, melhorando a visualização.
As Orionídeas são produzidas pelos detritos deixados pelo Cometa Halley, que visita a Terra aproximadamente a cada 75-76 anos. A Terra atravessa o rastro de poeira desse cometa entre 2 de outubro e 12 de novembro, período em que ocorre a chuva de meteoros.
Dicas de observação
Para observar a chuva, não é necessário equipamento especial. O critério essencial é escolher um local com baixa poluição luminosa, céu limpo e horizonte aberto, preferencialmente afastado das grandes cidades.


Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!