Destaque

Transporte de moto por aplicativo começa a circular com passageiro em SG

Imagem ilustrativa da imagem Transporte de moto por aplicativo começa a circular com passageiro em SG
|  Foto: Foto: Agência Brasil
Foto: Agência Brasil

Moradores e frequentadores de São Gonçalo já podem contar, a partir desta segunda-feira (7), com mais uma opção de transporte por aplicativo. Isso porque a empresa Uber passou a transportar passageiros por motocicleta.

Segundo a empresa, as viagens feitas incluem, entre outras medidas, a checagem de antecedentes dos parceiros e dão aos usuários a possibilidade de compartilhar com seus contatos a placa, a identificação do condutor e sua localização no mapa, em tempo real.

Além de São Gonçalo, o serviço também foi lançado em mais 37 cidades brasileiras. A modalidade desembarcou no país em novembro de 2020 por Aracaju e já está presente em outros 45 municípios brasileiros.

Outras cidades

Entre as cidades do Rio que possuem o serviço estão: Armação de Búzios, Cabo Frio, Campos dos Goytacazes, Macaé, Nova Iguaçu, Petrópolis, Resende, Volta Redonda e Belford Roxo, que já contam com a possibilidade desde outubro de 2021.

Segurança

Questionada sobre a segurança mas viagens pela nova modalidade, a Uber informou que existem recursos de segurança, em caso de acidentes pessoais, tanto para usuários quanto para parceiros. 

Covid-19

Todos os parceiros também passam por uma checagem de identidade via selfie, e, desde o começo da pandemia, uma selfie adicional verifica o uso de máscara. 

Entre as recomendações que serão informadas aos usuários e parceiros estão a limpeza de mãos e superfícies da moto com álcool em gel, que os usuários levem seus próprios capacetes, ou que capacetes extras sejam higienizados com produtos específicos e usados com toucas higiênicas, que podem ser fornecidas pelos condutores e reembolsadas pela Uber.

Motoristas e entregadores parceiros ainda podem solicitar, por meio do próprio aplicativo, reembolso para a compra de itens de proteção, como álcool em gel e máscaras, e o aplicativo continua exigindo de parceiros e usuários o compromisso com diretrizes de segurança relacionadas à Covid por meio de um checklist, além de eventualmente realizar a verificação do uso de máscara por selfie, como já mencionado.

< De cueca, 02 da Vila Aliança é preso em motel no Rio Caso Moïse: família ganha concessão de quiosque até 2030 <