Lembranças
Boninho conta bastidor tenso com Silvio Santos: 'Fiquei puto'
Reality do SBT mexeu com planos da Globo, segundo o diretor

Boninho voltou a comentar um dos episódios mais marcantes de sua carreira na televisão ao relembrar a estreia inesperada da "Casa dos Artistas", reality show lançado pelo SBT em 2001. Em entrevista ao "The Noite", apresentado por Danilo Gentili, o diretor afirmou que a movimentação de Silvio Santos o pegou de surpresa e provocou irritação nos bastidores.
Fora da TV Globo desde 2024 e se preparando para assumir um novo projeto na Record em 2026, Boninho falou sobre programas que ajudaram a consolidar seu nome na TV brasileira, como "TV Colosso" e "No Limite", apontado por ele como o primeiro reality show exibido na TV aberta no país.
Ao comentar o surgimento da Casa dos Artistas, o diretor destacou que o impacto foi direto sobre No Limite, que estava no ar naquele período. “O No Limite foi meu primeiro reality. A Casa dos Artistas veio dois anos depois e não furou o olho do Big Brother, furou foi do No Limite. Me deu trabalho à beça”, afirmou.
Provocado por Danilo Gentili sobre a reação da Globo à novidade do SBT, Boninho disse que a surpresa foi geral. “Do jeito que ele fez, foi muito doido. Ele não contou pra ninguém, ninguém sabia”, relatou. Em seguida, resumiu seu sentimento na época: “Eu fiquei muito puto, eu fiquei muito puto”.
O diretor contou que o incômodo veio também pelo momento profissional que vivia. “Eu estava estreando meu programa e, de repente, ele estreia a Casa dos Artistas. Fiquei pensando: ‘Que coisa é essa?’”, disse. Boninho acrescentou que já conhecia o formato do Big Brother holandês, mas avaliava a produção como complexa. “Achava muito difícil de produzir. Já o No Limite foi genial, uma experiência maluquíssima”, completou.
Exibida pela primeira vez em 2001, a Casa dos Artistas foi dirigida por Rodrigo Carelli, hoje contratado da Record, e se transformou em um fenômeno de audiência. O reality registrava médias de 25 pontos no Ibope e alcançou 46 pontos na final, exibida em 16 de dezembro daquele ano. Entre os participantes da edição estavam Supla, Bárbara Paz e Alexandre Frota.

André Silva
Repórter
Bastante ativo na cobertura cultural, ja foi contemplado com o Prêmio Themis de Jornalismo, concedido pelo TJRS. Além da cultura, caminha por várias editorias, inclusive em cobertura de eventos internacionais, como a Cúpula do G20 e o encontro dos Brics.

Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!



