Treta
Ivete surge com Daniela Mercury e alfineta: 'Só vai dar a gente!'
Cantoras publicaram vídeo juntas no Rio
As cantoras Ivete Sangalo e Daniela Mercury compartilharam um momento exaltando a amizade entre elas em suas redes sociais neste domingo (19). No entanto, internautas interpretaram o vídeo como uma possível alfinetada à Claudia Leitte, após uma fala específica de Ivete no vídeo. Em seguida, os comentários da publicação foram limitados.
Ivete Sangalo e Claudia Leitte deixaram de se seguir nas redes sociais, após um possível desentendimento entre as amigas, supostamente relacionado a uma alteração na letra da música 'Caranguejo' em um show recente, substituindo o nome de 'Iemanjá' por 'Yeshua', que significa Jesus em hebraico.
No vídeo publicado por Daniela, as cantoras aparecem se divertindo e abraçadas. Em determinado momento, Ivete diz: "Só vai dar nós, segura", dando a entender uma possível exclusão de Claudia Leitte. Mercury ainda escreveu na legenda: "São muitos anos de amizade. O assunto aqui não acaba nunca. É muito axé".
Internautas começaram a especular sobre uma possível alfinetada em Claudia Leitte, especialmente depois que Ivete e Claudia, que mantinham uma amizade de anos, deixaram de se seguir no Instagram no último dia 8. Há rumores de que a relação entre as duas possa ter sido abalada após Claudia Leitte se envolver em uma polêmica sobre uma alteração na letra de uma de suas músicas. A mudança gerou críticas e foi interpretada por alguns como um gesto de racismo religioso.
O episódio ganhou mais repercussão quando o secretário de Cultura de Salvador, Pedro Tourinho, fez uma postagem nas redes sociais. Embora não tenha citado diretamente os envolvidos, seu posicionamento foi claro.
"Quando um artista se declara parte do movimento (Axé music), reverencia a cultura negra e seus elementos, faz sucesso e ganha muito dinheiro com isso, mas depois decide apagar referências aos Orixás das músicas, não se engane: isso é racismo, um reforço explícito de tudo o que foi errado naquele tempo ", escreveu o secretário.
Ivete Sangalo demonstrou apoio a Tourinho ao curtir a publicação e comentar com um simples "Sim", acompanhado de vários emojis de aplausos. Contudo, devido à grande repercussão do caso, o secretário optou por desativar os comentários em sua postagem.
Caso de justiça
O Ministério Público do Estado da Bahia (MP-BA) realizará uma audiência pública para o próximo dia 27, com o objetivo de discutir a proteção das religiões de matriz africana e os efeitos de ações que possam prejudicar o patrimônio histórico e cultural destas tradições.
A audiência pública visa promover um debate sobre ações preventivas em diversas áreas, incluindo cultura, educação e legislação, para assegurar o respeito às comunidades afro-brasileiras, com um foco especial nos povos de terreiros.
A iniciativa foi desencadeada por um inquérito civil aberto pelo MP-BA, após uma denúncia formal feita pela iyalorixá Jaciara Ribeiro e o Instituto de Defesa dos Direitos das Religiões Afro-brasileiras (Idafro). O objetivo da investigação é avaliar possíveis danos morais ocasionados pela modificação na letra da música.
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!