Reprise
Thiago Lacerda comemora volta de 'Terra Nostra': 'Orgulho'
Novela estreou nesta segunda-feira (1), na Globo

A novela "Terra Nostra" voltou com tudo nesta segunda-feira (1) na faixa Edição Especial da TV Globo, e trouxe uma onda de nostalgia para quem acompanhou a saga de Matteo e Giuliana no final dos anos 90.
Para celebrar o retorno do clássico de Benedito Ruy Barbosa, Thiago Lacerda, que viveu o inesquecível Matteo, falou sobre o projeto que marcou o início de sua carreira e recordou com carinho os batidores da produção.
Logo de cara, o ator mostrou entusiasmo ao falar da reprise. “Recebi com muita alegria. Tenho muito orgulho de Terra Nostra e, sempre que alguém entra em contato com essa história, é um prazer. Também estou bastante curioso para saber como será para mim, depois de tanto tempo, me rever nesse trabalho e revisitar as memórias dessa fase tão especial da minha carreira e vida”, disse Lacerda.
A trama, que estreou originalmente em 1999, acompanhou a saga de imigrantes italianos no Brasil do século XIX, com direito a gravações fora do país e uma produção grandiosa para a época. Para Thiago, interpretar Matteo foi um presente, e dos grandes.
“O Matteo é um daqueles personagens que são verdadeiros presentes. No meu caso, foi um presente duplo, não apenas por ser um personagem lindo e de grande importância para uma trama do horário nobre, mas também por ter chegado no início da minha carreira. Era uma grande oportunidade para um jovem curioso, que estava começando”, contou.

E ele não brincou em serviço quando o assunto foi preparação. Foram 23 dias mergulhado na cultura italiana, entre filmes, músicas, aulas de tarantela e até almoços com famílias de imigrantes em São Paulo.
Todo esse processo de estudo foi uma das coisas mais enriquecedoras e lindas que a novela me trouxe
As gravações também guardam lembranças especiais. Parte da história foi filmada em um navio de verdade, na Inglaterra, o que deu um ar épico às cenas. “Acredito que a decisão de filmar em outro país, a bordo de um navio de verdade, engrandeceu a novela”, disse o ator.
Hoje, longe das novelas, Thiago se dedica ao teatro e está com dois monólogos em itinerância pelo Brasil, incluindo uma adaptação de A Peste, de Albert Camus. Além disso, ele se envolve em projetos de leitura pelo país, levando literatura e poesia para jovens.
Mais de duas décadas depois, "Terra Nostra" volta às tardes da Globo com a promessa de emocionar tanto quem já acompanhou quanto uma nova geração de telespectadores. E Thiago, com um sorriso nostálgico, está pronto para rever tudo de novo.
“Adorei saber que a novela será reprisada e que mais pessoas terão a oportunidade de conhecer essa história incrível que tivemos a chance de contar”.


Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!