Cultura
Niterói recebe ópera infantojuvenil com direção de Lívia Dias
Companhia estreia 'O Milagre das Rosas'

A Companhia Lírica Lívia Dias apresenta, neste final de semana, a estreia da ópera 'O Milagre das Rosas', de Mário Mascarenhas, no Clube Português, em Niterói, na Região Metropolitana do Rio. O espetáculo integra o projeto “Aprendendo a Gostar de Ópera”, uma iniciativa voltada ao público infantojuvenil, que reforça o compromisso da companhia com a formação de novas plateias e a democratização do acesso à música lírica.
Fundada em 2024 pela soprano niteroiense Lívia Dias, a companhia tem como missão ampliar o alcance da ópera, promovendo montagens acessíveis e educativas. A estreia do projeto ocorreu com sucesso no Theatro Municipal de Niterói, com a encenação da clássica 'A Flauta Mágica', de Mozart. A obra será reapresentada em agosto deste ano no Teatro Popular Oscar Niemeyer, no centro da cidade.
Trajetória de destaque no cenário lírico

Lívia Dias é Mestre e Bacharel em Canto, além de Licenciada em Música pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Ao longo da carreira, tem se destacado em apresentações nacionais e internacionais, atuando em óperas, missas, cantatas, oratórios e repertórios de música de câmara. Com experiência acadêmica, já lecionou nas instituições UFRJ, CBM e CBMN, e atualmente exerce as funções de solista, professora de canto, preparadora vocal e regente.
Desde 2020, dirige o Studio de Música Lívia Dias, na Região Oceânica de Niterói, onde desenvolve um trabalho voltado ao coaching vocal e à orientação de carreira para jovens cantores. Pelo reconhecimento de sua trajetória artística e educacional, recebeu em março de 2025 uma Moção de Aplausos e Congratulações da Câmara Municipal de Niterói.
Com o projeto Aprendendo a Gostar de Ópera, a soprano une arte, educação e acessibilidade cultural, promovendo uma transformação no cenário da música lírica brasileira. A proposta visa semear o interesse por óperas desde cedo, plantando as bases para a construção de um público cada vez mais diversificado e sensível à música erudita.
Serviço
Ópera “O Milagre das Rosas” – Mário Mascarenhas;
Datas: 5 e 6 de julho de 2025;
Horário: 18h;
Local: Clube Português de Niterói – Rua Professor Lara Vilela, 176 – Ingá, Niterói – RJ;
Ingressos: à venda pelo Sympla.


Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!