Cinema
'O Agente Secreto' vai representar o Brasil no Oscar 2026
O filme estrelado por Wagner Moura já ganhou prêmios pelo mundo

A Academia de Cinema Brasileiro escolheu, nesta segunda-feira (15), o filme do diretor Kleber Mendonça Filho, O Agente Secreto, para representar o Brasil no Oscar 2026. O suspense, estrelado por Wagner Moura, estreiou no Festival de Cannes este ano.
A vaga a ser disputada na premiação é de Melhor Filme Internacional, mesma categoria que o Brasil venceu, na última edição, com o filme Ainda Estou Aqui, dirigido por Walter Salles e estrelado por Fernanda Torres, que comoveu os brasileiros e levantou torcida em todo país.
A academia do Oscar divulgará os 15 filmes pré-selecionados para disputar a vaga no dia 16 de dezembro, contendo longas de diversos países do mundo. Os cinco finalistas, que aparecerão no dia da premiação, serão divulgados apenas em janeiro de 2026, junto com os indicados das categorias restantes.
O Agente Secreto já ganhou dois prêmios de grande visibilidade no exterior, no Festival de Cannes, em maio, quando ganhou Melhor Direção e Melhor Ator. O prestigío durante o festival impulsionou a campanha do filme fora do Brasil, e contribuiu diretamente na decisão de escolher o filme como representante.
A escolha de representante também acabou gerando burburinho nas redes sociais durante a semana, pré-decisão, quando diversos usuários discutiram se o filme Manas, de Marianna Brennand Fortes, não merecia disputar a vaga no lugar do drama de Kleber Mendonça Filho. O filme, que estreiou ano passado, ganhou bastante espaço no mundo da cinefília após os atores Sean Penn e Julia Roberts entrarem na campanha como produtores.
O filme tem data confirmada para lançar nos cinemas brasileiros em 6 de novembro de 2025.


Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!