Carnaval 2026
Renovada exibição dos desfiles da escolas de samba na TV
Transmissão é válida para os desfiles do Rio e São Paulo

A Globo renovou a parceria com a Liesa, do Rio de Janeiro, e com a Liga SP, de São Paulo, e vai continuar transmitindo os desfiles de Carnaval dos Grupos Especiais. A emissora mantém a cobertura multiplataforma, levando a festa para a TV, streaming e redes sociais, e reforçando a visibilidade das comunidades envolvidas.
No Rio, o acordo vale de 2026 a 2028 e garante a transmissão exclusiva dos desfiles do Grupo Especial na Marquês de Sapucaí. Em 2026, as apresentações acontecem nos dias 15, 16 e 17 de fevereiro, com o Desfile das Campeãs no dia 21.
Para Gabriel David, presidente da Liesa, “a Globo não é uma cliente, mas uma parceira que praticamente coproduz o Carnaval conosco. A representatividade e a audiência da emissora são fundamentais para o nosso resultado final e o nosso espetáculo também contribui diretamente para a entrega da Globo”.
Em São Paulo, a Globo renovou os direitos para a transmissão das 14 escolas de samba do Grupo Especial em 2026, nos dias 13 e 14 de fevereiro, no Sambódromo do Anhembi.
Segundo Renato Remondini, presidente da Liga SP, “É uma honra renovar com a Globo e manter essa vitrine nacional para o Carnaval de São Paulo. Nossas escolas têm trabalhado com excelência, e essa visibilidade contribui diretamente para o fortalecimento do samba paulista, da nossa cultura e das comunidades envolvidas”.
Ao longo do ano, a TV Globo acompanha de perto os preparativos do Carnaval. Equipes de jornalismo e entretenimento registram desde a definição dos enredos até os ensaios finais nos barracões.
Na avenida, repórteres e apresentadores mostram todos os detalhes das alas, a animação dos integrantes e a reação do público em mais de 42 horas de transmissão ao vivo. A apuração dos desfiles de São Paulo acontece na terça-feira de Carnaval, e a do Rio, na Quarta-Feira de Cinzas.
Transmissão 2025
Em 2025, a cobertura da Globo alcançou cerca de 81 milhões de pessoas por TV, streaming e plataformas digitais. Nas redes sociais, a #Globeleza teve 96 milhões de visualizações e ficou 52 horas entre os assuntos mais comentados no Brasil.
A Riotur estima que mais de 8 milhões de pessoas participaram do Carnaval carioca, enquanto em São Paulo o público totalizou 16 milhões de foliões, com R\$ 3,4 bilhões movimentados e 50 mil empregos gerados durante a festa.


Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!