Logo Enfoco


    Carnaval 2026

    Samba, emoção e homenagens marcam a Noite dos Enredos no Rio

    Arlindo Cruz e Bira Presidente receberam tributo na abertura

    Publicado 10/08/2025 às 2:11 | Autor: Enfoco
    Ouça a reportagem
    Siga no Google News Siga o Enfoco no Google News
    Diante de um público de 8.600 pessoas, a apresentação aqueceu o clima e também promoveu solidariedade
    Diante de um público de 8.600 pessoas, a apresentação aqueceu o clima e também promoveu solidariedade |  Foto: Divulgação / Eduardo Hollanda / Liesa

    A Cidade do Samba, no Rio de Janeiro, foi palco de fortes emoções na noite desta sexta-feira (8), durante a Noite dos Enredos, evento que reuniu as escolas do Grupo Especial para apresentar os temas do Rio Carnaval 2026. A festa prestou uma homenagem marcante a dois ícones do samba: Arlindo Cruz e Bira Presidente, com um minuto de silêncio e interpretações de sucessos que marcaram suas trajetórias.

    O Cacique de Ramos, fundado por Bira e com Arlindo como cria, abriu a programação com uma roda de samba que já recebeu grandes nomes da música brasileira. Diante de um público de 8.600 pessoas, a apresentação aqueceu o clima e também promoveu solidariedade: mais de cinco toneladas de alimentos não perecíveis foram arrecadadas e serão destinadas ao programa Mesa Brasil.

    Enredos

    Na sequência, cada escola teve 12 minutos para resumir seu enredo, utilizando recursos como música, dança e encenações teatrais. A Acadêmicos de Niterói, estreante no grupo, apresentou a trajetória do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, enquanto a Mocidade Independente exaltou a cantora Rita Lee. O Paraíso do Tuiuti destacou uma vertente religiosa afro-cubana, e a Unidos da Tijuca relembrou a escritora Carolina Maria de Jesus.

    A Vila Isabel levou à cena as vertentes culturais de Heitor dos Prazeres, enquanto o Salgueiro celebrou o legado da carnavalesca Rosa Magalhães. A Mangueira retratou Mestre Sacaca, e a Portela homenageou a história do Príncipe Custódio.

    Também houve homenagens em vida: a Viradouro contou com a presença de Mestre Ciça, e a Imperatriz Leopoldinense celebrou a obra de Ney Matogrosso. A Grande Rio trouxe o ritmo do Manguebeat, e a atual campeã, Beija-Flor, encerrou sua participação com o Bembé do Mercado, considerado o maior candomblé de rua do mundo.

    O encerramento ficou por conta do Grupo Fundo de Quintal, que recebeu Teresa Cristina, Sombrinha e Dudu Nobre para um grande tributo a Bira Presidente e Arlindo Cruz.

    O Rio Carnaval 2026 será realizado nos dias 15, 16 e 17 de fevereiro, no Sambódromo, com o Sábado das Campeãs marcado para 21 de fevereiro.

    Tags

    Enfoco

    Enfoco

    Enfoco - Informação de Verdade

    Grupo achados e perdidos do facebook Enfoco Grupo achados e perdidos do facebook Enfoco
    Achados e Perdidos

    Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!

    Entrar no grupo
    Artigo anterior
    <

    Moraes libera visita da família a Bolsonaro no Dia dos Pais

    Relacionados em Entretenimento