Artes
Seu Jorge ganha medalha 'Zumbi dos Palmares' em Niterói
Ator e cantor brasileiro é premiado no cinema e na música
Seu Jorge, 52 anos, foi agraciado em Niterói com a Medalha Zumbi dos Palmares — expoente máximo da luta negra contra a escravidão e pela liberdade.
A iniciativa, aprovada por unanimidade nesta quinta-feira (27), é da Câmara Municipal da cidade, na Região Metropolitana do Rio.
A entrega da medalha deve ser feita ao cantor e ator em novembro, segundo apurou o ENFOCO.
O artista brasileiro foi alvo de ofensas racistas, no último dia 14, ao final de um show em um clube da cidade de Porto Alegre, capital do Rio Grande do Sul.
Leia+: Seu Jorge se pronuncia sobre caso de racismo durante show no Sul
Leia+: Bebê na área: Seu Jorge será pai pela quarta vez
Leia+: Seu Jorge celebra prêmio de Melhor Ator por atuação em 'Marighella'
Ao falar sobre o racismo estrutural que presenciou durante a apresentação musical, o astro da MPB, R&B, samba e soul foi vaiado e xingado de “macaco”, dentre outros insultos.
O vereador de Niterói Paulo Eduardo Gomes (Psol), autor da homenagem, descreveu que nem mesmo 'os valorosos e grandiosos' feitos de Seu Jorge para a cultura nacional não foram o suficiente para livrá-lo de 'lastimáveis episódios de racismo' em seu próprio país.
"Tal episódio joga mais uma vez em nossa cara o racismo nada velado e que é reverberado e demonstrado com crueldade, crueza, e com toques horrendos de sadismo, inclusive por aqueles que deveriam atuar com firmeza por uma sociedade livre de opressões; mais justa e mais acolhedora para com a diversidade de nosso povo", frisou.
Segundo o político, a homenagem serve como forma de exaltar o talento e as valorosas contribuições de Seu Jorge para as artes no Brasil.
"Cantando sobre nosso povo preto; e na esperança de que ventos antirracistas voltem a soprar em nosso país", finaliza.
Ao longo da carreira, Seu Jorge atuou no cinema e ganhou inúmeros prêmios com sua música, incluindo seis Grammys Latinos.
Em 2021, no retorno ao cinema, estreou como intérprete do grande líder revolucionário brasileiro Carlos Marighella, sob a direção de Wagner Moura. Ele ganhou o prêmio de Melhor Ator por essa atuação.
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!