Orgulho!

Unidos do Porto da Pedra se torna patrimônio cultural e imaterial

Essa é a única escola de samba situada em São Gonçalo

A Porto da Pedra possui relevante contribuição cultural, educacional e social em sua comunidade local
A Porto da Pedra possui relevante contribuição cultural, educacional e social em sua comunidade local |  Foto: Ascom Porto da Pedra/Ana Cristina Victória
 

A Escola de Samba Unidos do Porto da Pedra, vice-campeã da Série Ouro 2022 levando para a Avenida o enredo 'O Caçador Que Traz Alegrias', foi declarada nesta terça-feira (4), patrimônio cultural e imaterial do município de São Gonçalo, na Região Metropolitana do Rio.

O Projeto de Lei 0152/2022 de autoria do vereador Jalmir Júnior (PRTB) foi aprovado por unanimidade durante a sessão ordinária no plenário Joaquim Lavoura na Câmara Municipal de São Gonçalo.

“A Unidos do Porto da Pedra há décadas desempenha uma importante função social em São Gonçalo e toda região, com viés econômico, social, mas sobretudo cultural. Reconhecê-la legalmente como patrimônio de nossa cidade vem ao encontro do momento de resgate e reestruturação vivenciados na agremiação ao longo dos últimos anos, com resultados de destaque no carnaval. Pessoalmente é uma honra ser autor desse projeto e poder brindar toda a comunidade com essa titulação”, explicou.

A Escola

Única escola de samba situada em São Gonçalo – segundo município mais populoso do Estado do Rio de Janeiro, com aproximadamente 1,2 milhão de habitantes – a desfilar no carnaval carioca, a Porto da Pedra possui relevante contribuição cultural, educacional e social em sua comunidade local.

Acumulando diversos campeonatos no município, a partir da década de 1990, parte rumo ao Grupo de Acesso A do carnaval carioca, onde surpreende e sagra-se campeã do carnaval daquele ano, conquistando o direito de desfilar na elite do Carnaval do Rio, o Grupo Especial, onde desfilou até 2012. Foi eleita a grande revelação daquela década entre as principais escolas do carnaval.

Dentre grandes e relevantes reconhecimentos, destacam-se os novos prêmios Estandarte de Ouro, maior premiação do Carnaval. Em sua quadra, exerce papel social relevante com aulas, palestras, cursos e oficinas gratuitas de dança, canto, percussão e teatro oferecidos a toda comunidade envolvida.

Tendo seus eventos cobertos pelas grandes mídias carnavalescas, a agremiação é parte integrante da Liga das Escolas de Samba do Grupo de Acesso (Lierj). Conta em seu contingente com grandes nomes artísticos e populares, com alta adesão nas principais mídias da escola e influência na comunidade local.

< Reitor da UFRJ sobre corte de verbas: 'Não teremos como continuar' Polícia apreende suspeito de assassinar atriz em Marechal Hermes <