Polêmica
Ana Paula do Vôlei critica atleta trans que venceu prova feminina
Nadadora Lia Thomas foi campeã de liga universitária dos EUA
A ex-atleta e medalhista olímpica Ana Paula Henkel, conhecida como Ana Paula do Vôlei, voltou a gerar polêmica nas redes sociais após criticar a presença de atletas trans em competições oficiais. O alvo da vez é Lia Thomas, campeã da National Collegiate Athletic Association, principal liga universitária dos Estados Unidos.
Através de sua conta no Instagram, ela convocou seus seguidores e as outras competidoras a protestarem contra a presença de competidores transgêneros.
"Acordem, atletas. Acordem. Vocês são as únicas capazes de parar essa insanidade contra nós mulheres. Não tenham medo. As pessoas estão do nosso lado! Acreditem!", escreveu.
Lia Thomas, de 23 anos, venceu na modalidade dos 500 metros livre, ficando quase dois segundos à frente da segunda colocada, Emma Weyant. Em outras competições, ela já chegou a atingir marcas com mais de seis segundos à frente das outras nadadoras, levantando novamente o debate sobre competitividade.
Para competir, Lia, que nasceu William Thomas, precisou comprovar 12 meses de com o nível de testosterona abaixo do limite de 10nmol/l - exigência mínima da NCAA. No entanto, especialistas apontam que este é apenas um dos fatores que diferenciam corpos masculinos de femininos.
A USA Swimming, instituição reguladora de competições junto à Federação Internacional de Natação, mudou a exigência para 36 meses. Mas, por ser uma mudança ainda muito recente - foi implementada no fim de 2021 -, a NCAA decidiu ainda não adotar a medida, o que gerou uma nova onda de reclamações.
Especialistas no tema indicam que vários outros fatores biológicos também deveriam ser considerados. Uma das sugestões, por exemplo, é determinar uma idade limite para a transição de um atleta antes de competir.
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!