Esportes

Botafogo e Cruzeiro fecham com XP Investimentos para buscar investidores

Imagem ilustrativa da imagem Botafogo e Cruzeiro fecham com XP Investimentos para buscar investidores
|  Foto: Foto: Vitor Silva/BFR
Botafogo vem correndo atrás de investidores para a S/A. Foto: Vitor Silva/BFR

Botafogo e Cruzeiro, atualmente na Série B do Campeonato Brasileiro, deram um passo importante para se tornarem clube-empresa. Nesta quinta-feira (28), a XP Investimentos, uma das maiores corretoras independentes do Brasil, anunciou acordo com os dois gigantes.

A nova lei para clube-empresa, recentemente aprovada pelo Senado, permitiu que de os impostos sejam pagos de forma diferente de associações civis sem fins lucrativos através da Sociedade Anônima de Futebol.

"A nova lei que cria a figura da Sociedade Anônima de Futebol (SAF) dá segurança para investidores se tornarem sócios controladores de times brasileiros", declarou Pedro Mesquita, responsável pela área de banco de investimento da XP, à revista Valor Econômico.

O assunto tem sido amplamente debatido pelos clubes brasileiros - principalmente os que têm as maiores dívidas do país, já consideradas como insolúveis. O Cruzeiro tem a segunda maior dívida do futebol brasileiro, com R$ 962,5 milhões. Já o Botafogo vem em quarto lugar com R$ 946,2 milhões.

A XP procurou as duas equipes por acreditar no potencial de ambas e, inclusive, afirma que já há empresas internacionais interessadas no investimento.

"Estamos falando aqui de dois importantes clubes brasileiros e com grande torcida. Faço aqui uma analogia com uma instituição financeira. Quanto vale um banco com 10 milhões de clientes? O valor de um clube de futebol está atrelado à geração de receita, à marca e aos jogadores que possui", acrescentou Pedro Mesquita.

< Fiéis de Niterói celebram Dia de São Judas Tadeu PM resgata família que estava sendo feita refém em Itaboraí <