Orgulho
Brasileiros estreiam em campeonato de automobilismo nos EUA
Competição é uma das mais importantes da América do Norte
A temporada 2025 da International Motor Sports Association (IMSA), um dos mais importantes campeonatos americanos de automobilismo do mundo, marca momento histórico para o Brasil. Celso Neto, Kiko Porto e Suelio Almeida vão representar o país, cada um em sua categoria, mas no mesmo campeonato, reforçando o impacto do Brasil no cenário internacional da velocidade.
A IMSA é uma organização de automobilismo dos Estados Unidos. Ela promove diversas categorias de corridas, incluindo a principal competição de endurance nos EUA, que envolve protótipos e carros GT de alta performance, competindo em circuitos renomados como Daytona, Sebring e Laguna Seca.
Equipes e pilotos do mundo inteiro partiam e tem se consolidada a sua importância cada mais no automobilismo internacional. As corridas são transmitidas nos Estados Unidos, inclusive em Tvs abertas e por assinatura, em televisões como a NBC, que atingem milhões de pessoas.
Conheça os brasileiros
Celso Neto: Aos 20 anos, Celso Neto assume o volante do Audi RS3 TCR LMS pela equipe Precision Racing LA, Neto começou no kart aos cinco anos e construiu uma trajetória consistente no Brasil e nos Estados Unidos.
Em 2024, destacou-se na TC America, vencendo na classe TCX com um Acura Integra Type S, sendo o primeiro piloto a triunfar com a nova plataforma da HPD. Em outubro do mesmo ano foi contemplado com a cobiçada bolsa de diversidade da IMSA, tornando-se o primeiro brasileiro a receber essa honraria, um marco significativo em sua carreira.
Kiko Porto: Campeão da USF2000 em 2021, Kiko Porto faz sua transição dos monopostos para os carros GT na VP Racing SportsCar Challenge. Aos 21 anos, o piloto pernambucano competirá na categoria GT4 ao volante de um Toyota Supra GT4. Kiko tem consolidado sua carreira com sucesso nos Estados Unidos e agora busca ampliar seus horizontes em competições de turismo.
Suelio Almeida: Com uma trajetória que começou nos simuladores, Suelio Almeida é um exemplo de como o Sim Racing (simulador) pode ser um trampolim para o automobilismo profissional. O piloto, que também comanda a Almeida Racing Academy no Canadá, fará sua estreia na TCR Michelin Pilot Challenge pilotando um Hyundai Elantra TCR.
O campeonato começa em Daytona. As corridas serão na quinta, sexta e sábado (16, 17 e 18). As etapas da IMSA podem ser conferidas neste link. A programação do evento, transmissões e mais informações sobre o evento ficam neste link.
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!