Esportes

CBF exigirá ciclo vacinal completo para jogadores entrarem em campo

Imagem ilustrativa da imagem CBF exigirá ciclo vacinal completo para jogadores entrarem em campo
|  Foto: Foto: Lucas Figueiredo/CBF
Guia Médico da CBF foi publicado nesta sexta. Foto: Lucas Figueiredo/CBF

Sem vacina, sem inscrição. A Confederação Brasileira de Futebol divulgou nesta sexta-feira (21) a nova edição do Guia Médico de Medidas Protetivas para o Futebol Brasileiro; nela, inseriu a obrigatoriedade do ciclo vacinal completo contra a Covid-19 para a regularização de atletas em suas competições.

"Entende-se como vacinação plena o período de 14 dias após a aplicação da segunda dose se utilizada as vacinas de duas doses ou a aplicação da vacina de dose única", diz um dos trechos do documento.

A primeira edição do Guia Médico foi publicada em 2020 - e seguiu sendo atualizada a cada ano, chegando à terceira edição em 2022. Devido ao novo coronavírus, o arquivo sofreu diversas incrementações até chegar à exigência da comprovação da vacinação.

"É OBRIGATÓRIO ao indivíduo a apresentação do comprovante de vacinação plena para a Comissão Médica Especial da CBF", detalha outra parte do Guia.

Como as medidas protetivas são impostas de uma maneira geral, a exigência deve aparecer novamente no regulamento de cada competição - geralmente publicado pouco antes de seu início. Além disso, a CBF recomenda a aplicação do Guia em outras competições, como os campeonatos estaduais e regionais.

< Inacreditável! Após entrada de Linn da Quebrada, brothers fazem comentários transfóbicos Cronograma de vacinação no Rio será retomado na próxima semana <