Cidades

Cronograma de vacinação no Rio será retomado na próxima semana

Imagem ilustrativa da imagem Cronograma de vacinação no Rio será retomado na próxima semana
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, a cidade deve receber, no início da próxima semana, 30 mil doses da Pfizer e 90 mil doses da CoronaVac. Foto: Edu Kapps/Prefeitura do Rio

O cronograma de vacinação infantil no Rio só deve retomar na próxima quarta-feira (26) com a imunização de meninos e meninas de até 10 anos. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, a cidade deve receber, no início da próxima semana, 30 mil doses da Pfizer e 90 mil doses da CoronaVac, imunizante que foi autorizado pela Anvisa nesta quinta (20) para imunizar o público entre 6 e 17 anos.

O calendário divulgado inicialmente previa que a imunização dessa faixa etária iria até este sábado (22), mas foi suspenso nesta quinta (20), devido à entrega de doses ter sido menor que o esperado.

Ainda segundo a pasta, até esta quinta-feira (20), a cidade já havia vacinado cerca de 39 mil crianças dos grupos de 11 anos, com comorbidades e com deficiência. A secretaria Municipal de Saúde informou ainda que com a chegada de novos lotes pretende ajustar o calendário de vacinação infantil.

Coronavac

A agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou nesta quinta-feira (20) a aplicação do imunizante do Instituto Butantan, a CoronaVac, em crianças e adolescentes com idade entre 6 e 17 anos. O Rio segue vacinando crianças de 11 anos e de 5 a 11 com comorbidadades ou deficiência permanente.

Reforço

O secretário Municipal de Saúde, Daniel Soranz, afirmou que a dose de reforço para os adultos tem se mostrado eficiente para evitar agravamentos da infecção pela variante Ômicron, que já representa 90% dos casos de covid-19 na cidade. Segundo ele, 650 mil pessoas estão aptas a receber a dose de reforço e não retornaram aos postos de vacinação. Até o momento, a cidade já aplicou 2,1 milhão de doses de reforço contra a covid-19.

Casos

Apenas em janeiro de 2022, o município já confirmou 122.189 casos da doença, sendo 550 casos graves e 67 óbitos. O número de casos já supera metade dos 217,8 mil registrados em todo o primeiro ano da pandemia, em 2020, e chega a 42,6% dos 289,5 mil registros de 2021.

No momento, o painel da prefeitura informa que são 862 pessoas internadas com covid-19 na rede pública da cidade, sendo que 88% dos internados não completaram o calendário vacinal.

< CBF exigirá ciclo vacinal completo para jogadores entrarem em campo BBB 22: filha de Arthur Aguiar estava na UTI durante estreia no reality <