Logo Enfoco


    Champions League

    Courtois faz grande jogo, mas Mbappé resolve para o PSG contra o Real Madrid

    Goleiro defendeu pênalti de Messi, mas francês marcou no fim

    Publicado 15/02/2022 às 19:01 | Autor: Pedro Chilingue
    Ouça a reportagem
    Siga no Google News Siga o Enfoco no Google News
    Mbappé resolveu o jogo ao marcar gol nos acréscimos do segundo tempo.
    Mbappé resolveu o jogo ao marcar gol nos acréscimos do segundo tempo. |  Foto: Reprodução/Redes Sociais

    O Paris Saint-Germain venceu o Real Madrid na bacia das almas em partida válida pelo jogo de ida das oitavas de final da Champions League. O duelo aconteceu nesta terça-feira (15), no Parque dos Príncipes, e foi decidido com gol do craque Kylian Mbappé nos acréscimos da segunda etapa. O goleiro Courtois ainda defendeu pênalti de Lionel Messi.

    Buscando conseguir uma vantagem no placar, visto que jogava a primeira partida em casa, foi o PSG quem começou ditando as ações em campo. Nos primeiros 15 minutos, a equipe francesa chegou com perigo pelo menos duas vezes - sobretudo pelo lado esquerdo, com Mbappé - mas não conseguiu finalizar no alvo.

    Rodando a bola a partir da intermediária, o Paris cansava o Real, que corria de um lado para o outro, enquanto esperava um vacilo defensivo para conseguir abrir o placar. Conforme o tempo passava, a pressão aumentava e as linhas da equipe espanhola recuavam, sendo esmagadas contra a própria baliza. O Madrid não conseguia sequer contra-atacar. 

    A primeira chance clara aconteceu aos 17. Messi recebeu na intermediária e lançou em profundidade para Mbappé por cima da defesa. O jovem infiltrou nas costas de Carvajal e saiu cara a cara com Courtois. Ele finalizou de canhota, já desequilibrado pelo zagueiro, e parou em boa defesa do belga - que jogou com as pernas para escanteio.

    Embora dominassem o jogo, os craques do PSG tinham dificuldade para transformar a posse de bola em oportunidades claras de gol. Diante de um Real Madrid completamente fechado, faltavam espaços para infiltrações e tabelas. E o jogo chegou ao 30º minuto com apenas um chute certo na meta de Courtois.

    Aos 31, Lionel Messi tentou jogada individual na entrada da área, passou por dois adversários e bateu de perna direita, mas a bola foi para fora, sem muito perigo. Àquela altura, o Real já ensaiava algumas escapadas no contragolpe, embora ainda longe de chegar à área do goleiro Donnarumma - até então mero espectador do duelo.

    Visando abrir espaços, a última estratégia do PSG na primeira etapa foi recuar um pouco suas linhas, atraindo o Real para seu campo, na intenção de abrir espaços no ataque. No entanto, os espanhóis souberam segurar bem a bola, com paciência e frieza, diminuindo um pouco a diferença no índice de posse de bola.

    O primeiro tempo de tanta posse e pressão dos franceses chegou ao fim com o gostinho de que o Real teria sido melhor já na reta final. Ao não converter a superioridade em gols, o PSG voltaria para a etapa complementar ainda mais desesperado por gols diante de uma equipe traiçoeira e experiente - e, não a toa, os maiores campeões da competição.

    Segundo tempo

    Como esperado, o PSG voltou ainda mais incisivo para o segundo tempo. Logo aos 4 minutos, em tabela de espaço curto na entrada da área, Mbappé recebeu, invadiu a defesa do Real e fuzilou Courtois - que fez grande defesa ao cair e espalmar a bola para a linha lateral. Mais objetivo, o time francês conseguia furar a retranca dos espanhóis.

    Em seguida, aos 6, Mbappé foi lançado em profundidade pela esquerda e acabou parando em boa saída do goleiro adversário. Na sobra, o lateral-esquerdo Nuno Mendes chutou fraco e Courtois segurou com tranquilidade. No entanto, a pressão era cada vez mais intensa e o Real já não conseguia mais bloquear as investidas dos donos da casa.

    Os merengues tentaram reagir e, aos 8 minutos, Toni Kroos recebeu na entrada da área. Praticamente sozinho no campo de ataque durante o contragolpe, ele decidiu arriscar e mandou por cima da meta de Donnarumma, tirando tinta do travessão. Apesar de não ter levado muito perigo, foi o melhor lance do Real no jogo.

    Aos 15, Mbappé recebeu pela esquerda novamente, invadiu a área e superou Carvajal. O lateral-direito perdeu o tempo da bola e acabou acertando o francês - que já praticamente saía pela linha de fundo com a bola. Pênalti marcado e cobrado por Lionel Messi, que também parou em Courtois. O belga saltou no canto esquerdo e fez grande defesa para salvar o Real novamente.

    O Paris sentiu o pênalti perdido e o técnico Pochettino percebeu. Aos 25 minutos, ele colocou Neymar em campo. O brasileiro não atuava desde o fim de novembro devido a uma lesão. Di Maria foi quem deixou o campo, aplaudido pelo estádio lotado. O PSG, empurrado pelas arquibancadas, tentava acelerar de novo em busca do gol da vitória.

    Em sua primeira jogada, Neymar tabelou com Mbappé, passou por dois adversários, driblou até o árbitro e foi derrubado por Alaba na entrada da área. Messi assumiu a cobrança, tentando se redimir do pênalti perdido, mas acabou mandando à direita do gol de Courtois. O baixinho argentino ainda não conseguiu engrenar no novo clube.

    Aos 31, após escanteio cobrado por Neymar, a bola cai nos pés de Messi pelo lado esquerdo. Ele finge que vai chutar e dá ótima rolada para Mbappé, que, mesmo sem ângulo, chuta cruzado com muito perigo. A menos de 15 minutos do fim, o Real Madrid pouco havia encostado na bola durante a segunda etapa.

    A triangulação funcionou novamente aos 40 minutos. Mbappé deixou para Lionel Messi na intermediária. Ele disparou, sendo perseguido pela marcação, e esperou o momento perfeito para fazer a enfiada de bola nas costas da defesa. Neymar saiu livre, pela direita da grande área, mas acabou finalizando sem ângulo e mandou pela lateral oposta.

    Aos 44, Messi deu mais uma linda enfiada de bola pela direita, encontrando Mbappé na linha de fundo. Incansável, ele superou a marcação de Mendy e avançou na direção do gol, quase no limite do campo e rolou forte para trás - mas ninguém chegou para finalizar no gol.

    Quando todos já davam o empate como certo, Mbappé resolveu o jogo em linda jogada individual. Ele domina pela esquerda, invade a área, passando por Éder Militão e Lucas Vázquez, e finaliza rasteiro, sem chances para Courtois. Gol de placa para dar a vantagem mínima na disputa entre duas grandes equipes.

    Foi o último lance da partida. O PSG pressionou durante todo o jogo, parou diversas vezes em Courtois, mas acabou decidindo o jogo na qualidade individual do craque Mbappé. Em Madrid, no Santiago Bernabéu, o Real joga pela vitória por dois gols para classificar ou vitória simples para levar a disputa aos pênaltis no próximo dia 9 de março, às 17h. 

    Outros resultados

    No outro confronto das oitavas de final disputado nesta terça, o Manchester City goleou o Sporting por 4 a 0 fora de casa, no Estádio José Alvalade, em Lisboa. Os gols foram marcados por Sterling, Mahrez, Bernardo Silva (2) e Foden. Com o resultado, os comandados de Pep Guardiola praticamente garantiram vaga nas quartas de final. O jogo de volta também acontece em 9 de março.

    Grupo achados e perdidos do facebook Enfoco Grupo achados e perdidos do facebook Enfoco
    Achados e Perdidos

    Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!

    Entrar no grupo
    Artigo anterior
    <

    Ato reúne mais de 100 pessoas no Centro de Niterói

    Próximo artigo
    >

    Chuva forte causa estragos na cidade de Petrópolis

    Relacionados em Esportes