Treta

Fifa toma decisão sobre ida ou não do Equador à Copa do Mundo

Chile reivindicava vaga após polêmica envolvendo Byron Castillo

Lateral-direito Byron Castillo foi pivô de polêmica envolvendo Equador e Chile
Lateral-direito Byron Castillo foi pivô de polêmica envolvendo Equador e Chile |  Foto: Reprodução/Redes Sociais
 

Fim da treta. A Fifa encerrou nesta sexta-feira (10) o processo contra a federação do Equador e garantiu a presença do país na Copa do Mundo do Catar, em novembro. O Chile reivindicava a vaga devido a possíveis irregularidades na nacionalidade do lateral Byron Castillo.

A decisão foi tomada pelo Comitê Disciplina da entidade após analisar de forma ampla as provas apresentadas.

"Depois de analisar as alegações de todas as partes interessadas e considerar todos os elementos apresentados, o Comitê Disciplinar da FIFA decidiu encerrar o processo instaurado contra a FEF", afirmou em nota oficial.

A seleção chilena era diretamente interessada já que, caso o Equador perdesse os pontos das partidas em que o defensor atuou nas Eliminatórias, o país entraria na zona de classificação direta ao Mundial. A federação promete recorrer junto ao Comitê de Apelação da Fifa, mas a reversão da decisão é considerada bastante improvável.

Entenda o caso

A federação chilena alegou que Byron Castillo apresentou certidão de nascimento falsa, falsa declaração de idade e falsa nacionalidade por parte do lateral-direito. Ele seria na verdade colombiano. Advogados mostraram certidões de nascimento e de batismo do atleta registradas em Tumaco, na Colômbia, em 1995 - enquanto a documentação oficial do jogador mostra que ele nasceu em 1998, em General Villamil, Equador.

Diante disso, o Chile pediu que o Equador perdesse os pontos dos oito jogos disputador por Castillo - e que os adversários ganhassem os três pontos. Isso levaria a seleção chilena à quarta posição nas Eliminatórias e, consequentemente, à Copa do mundo. No entanto, a Fifa encerrou o caso sem atender à solicitação.

< Queda de energia causa desabastecimento de água em Niterói e região Bandidos mataram Aline do Borel por guerra com a milícia <