Deu ruim?

Gabigol é denunciado após tentar fraudar exame antidoping

Camisa 10 do Flamengo teria desrespeitado orientações

Caso aconteceu antes da final do Campeonato Carioca
Caso aconteceu antes da final do Campeonato Carioca |  Foto: Reprodução/Instagram

O atacante do Flamengo, Gabriel Barbosa, o Gabigol, foi denunciado pela Procuradoria da Justiça Desportiva Antidopagem, na quinta-feira (21), por uma suposta tentativa de fraude em um exame de controle de doping. O caso aconteceu no dia 8 de abril deste ano, no Ninho do Urubu, centro de treinamento Rubro-Negro. As informações são do site “GE”.

O camisa 10 é acusado de ter dificultado a realização do exame desde a chegada dos oficiais responsáveis pela coleta ao CT, às 8h40. Com exceção de Gabigol, os jogadores realizaram os procedimentos e foram treinar antes das 10h.

Segundo os relatos, que servem como base para as denúncias, o atacante teria prejudicado o trabalho dos oficiais de diversas maneiras. Além de tentar atrasá-los, ele também teria os desrespeitado e não ter seguido todos os procedimentos corretamente. A análise específica é feita no passaporte biológico e determina que o atleta tem que ter um repouso de duas horas depois das atividades físicas, o que não teria sido cumprido por Gabigol.

De acordo com os responsáveis pelo exame, o jogador não foi até eles antes do treino, e depois da atividade ele foi para o almoço direto e tratou a equipe com desrespeito, não seguindo os procedimentos indicados, após os 90 minutos, ele pegou um vaso coletor sem avisar ninguém, e se irritou quando um oficial o acompanhou até o banheiro para a coleta, e no final, entrou o vaso aberto, contrariando a orientação passada.

Gabigol teria se estressado após entrar na lista de jogadores que deveriam realizar o exame. Depois da coleta, ele informou que aquele seria seu último controle. O caso todo ocorreu na véspera do segundo jogo da final do Campeonato Carioca.

A denúncia é assinada por João Guilherme Guimarães Gonçalves, procurador da Justiça Desportiva Antidopagem. No texto, ele relata possíveis infrações cometidas pelo jogador: "A própria tentativa de esconder a sua genitália no momento da coleta de urina configura uma tentativa de fraudar uma fase do exame".

Gabigol foi denunciado no artigo 122 do Código Brasileiro Antidopagem, que se refere à "fraude ou tentativa de fraude de qualquer parte do processo de controle". Caso seja condenado, o código prevê a suspensão de até quatro anos.

Após a notícia vir a público, Gabigol e sua equipe se manifestaram e também afirmaram que não houve intenção de fraudar o exame.

"O atleta Gabriel Barbosa, sua família e staff tomaram conhecimento da matéria publicada nesta sexta-feira (22) pelo site GE.

O jogador do Flamengo vem a público confirmar que o exame foi realizado e o resultado apurado já deu negativo. Diante de tal informação, não há nada que possa ferir ou infringir as normas protocolares. Reiteramos que, em nenhum momento, o atleta tentou fraudar o exame.

Seguimos à disposição para quaisquer esclarecimentos.

Att, Staff Gabigol e família"

< Depois de uma argentina, outra moradora de Búzios é morta a facadas Caminhão que tombou na Ponte é multado pela PRF <