WSL

"Maracanã do Surfe": Circuito Mundial chega à etapa de Saquarema

Nomes como Italo, Medina, Filipinho e Tati estarão no Rio Pro

Praia de Itaúna é o principal palco do Rio Pro
Praia de Itaúna é o principal palco do Rio Pro |  Foto: Divulgação/Prefeitura de Saquarema
 

O Circuito Mundial de Surfe está de volta ao Brasil depois de dois anos. Fora da rota da World Surf League devido à pandemia de Covid-19, o Rio de Janeiro recebe os principais nomes do surfe mundial em Saquarema, na Região dos Lagos, a partir desta terça-feira (23), tendo a Praia de Itaúna como palco principal.

O local é conhecido ccomo "Maracanã do Surfe" devido à qualidade e plasticidade das ondas. A primeira bateria aconteceu às 7h, abrindo o Rio Pro. Esta será a oitava das 10 etapas do Circuito Mundial em 2022. Os cinco surfistas com melhor desempenho ao fim da décima disputam o WSL Finals para definir o campeão.

Até agora, Italo Ferreira e Filipe Toledo estão rankeados no top 5. Na modalidade feminina, Tatiana Weston-Webb é a única representante brasileira e ocupa o nono lugar no ranking - precisando de um bom resultado em Saquarema para se aproximar das cinco primeiras colocadas visando as finais.

A janela de realização do evento vai até a próxima quinta-feira (30) - podendo acabar antes. Tudo depende da qualidade das ondas, viabilizando a realização de todas as baterias. Está é a 31ª vez que o Circuito Mundial acontece no Rio de Janeiro, sendo a quarta consecutiva em Saquarema.

Vitória na estreia

O primeiro mergulho nas águas de Itaúna ficou por conta de Tati Weston-Webb. E foi com o pé direito. Ela venceu a havaiana Carissa Moore e a peruana Sol Aguirre - fazendo 10.77 pontos contra 9.90 e 1.80, respectivamente.

Com o triunfo, Tati avançou direto às quartas de final, enquanto as duas adversárias terão de disputar a repescagem. 

"Obrigada a todos que vieram aqui torcer por mim. Estou muito feliz por competir no Brasil e vencer na estreia. Foi uma vitória importante, a pressão é grande por eu ser a única brasileira no Circuito Mundial e eu aproveito o momento para dizer às meninas brasileiras que sempre acreditem nos seus sonhos", disse Tatiana, em entrevista ao vivo à SporTV 3.

< Gui Pagnocelli viraliza vídeo após forjar a própria morte Corpo de jornalista Dom Phillips será cremado em Niterói <