Surfe
Ondas gigantes vão invadir Niterói
Itacoatiara Big Wave começa neste domingo

A Praia de Itacoatiara, em Niterói, na Região Metropolitana do Rio, recebe domingo (17) mais uma edição do Itacoatiara Big Wave (IBW), campeonato internacional de surfe em ondas grandes. Com previsão de ondas entre 4 e 6 metros e condições favoráveis, a organização deu sinal verde e a largada da competição para as 7h.
Diferente de outras competições de surfe, o IBW é disputado na modalidade Tow In, em que os surfistas são rebocados por jet-skis até as ondas. Os atletas competem em duplas, surfista e piloto e se revezam em categorias masculina e mista. Ao todo, a premiação chega a R$ 96 mil.
Lendas do surfe
Entre os nomes confirmados estão figuras conhecidas do surfe de ondas grandes como Pedro Scooby, Lucas Chumbo, Rodrigo Koxa, além de representantes de países como Portugal, França, Inglaterra, Chile, Espanha, Argentina e Itália.
A disputa mista vai contar com a presença de Michelle des Bouillons, Laura Coviella, Bonvallet Hermine, entre outras atletas que assumem a prancha, enquanto seus parceiros pilotam o jet-ski.

Turismo
Além da presença de grandes nomes do surfe internacional, o campeonato também movimenta a economia local, o turismo e reforça o papel de Itacoatiara como um dos principais cenários do surfe de ondas grandes no país.
A estrutura do evento inclui containers para a comissão julgadora, área restrita aos atletas na areia e reforço na segurança com múltiplos jet-skis de apoio na água.
Tradição e evolução
Criado em 2019, o IBW surgiu como um campeonato de ondas grandes na modalidade remada. Em 2022, passou a ser disputado exclusivamente no formato Tow In. Desde sua primeira edição, o evento também se destacou por ser o primeiro do Brasil a incluir a categoria feminina no surfe de ondas gigantes.


Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!