Copa do Brasil

Primeira fase da Copa do Brasil chega ao fim com zebras e três cariocas eliminados

Apenas Vasco e Lusa avançaram entre os participantes do Rio

A Taça da Copa do Brasil é alvo de desejo em todo o país.
A Taça da Copa do Brasil é alvo de desejo em todo o país. |  Foto: Lucas Figueiredo/CBF
 

A primeira fase da Copa do Brasil já chegou abalando as estruturas do futebol brasileiro. Com diversas zebras e alguns gigantes eliminados, a rodada inicial do mata-mata nacional foi finalizada nesta quinta-feira (3) após 40 confrontos.

Das 40 partidas disputadas, 16 terminaram com vitória dos mandantes - o que pode ser considerado um alto número de zebras, já que os visitantes têm a vantagem do empate por terem melhores posições no ranking nacional da CBF. Para esses clubes classificados, a premiação financeira pode chegar a R$ 1,4 milhão - valor significativo para as finanças.

Nesta primeira fase, cinco cariocas entraram em campo. O Vasco, único grande do estado a disputar a ronda inicial, superou a Ferroviária-SP fora de casa por 1 a 0. A grande surpresa foi a Portuguesa, que derrotou o CRB no Luso-Brasileiro. O Nova Iguaçu foi eliminado ao empatar sem gols com o Criciúma. Já o Volta Redonda foi a grande decepção, perdendo fora de casa por 4 a 2 para o Tuntum-MA, clube fundado há oito meses, mesmo tendo a vantagem do empate.

O Maricá, estreante em torneios nacionais, quase foi uma das grandes surpresas na abertura da competição. A equipe da Série A2 do Campeonato Carioca fez ótima partida contra o Guarani, mas perdeu muitos gols e viu o adversário marcar nos minutos finais após erro individual do zagueiro Áthyla na saída de bola.

Zebras

Um dos maiores atrativos da Copa do Brasil é colocar frente a frente equipes que normalmente não se enfrentariam. E, destes encontros, saem as zebras. Exemplo do Grêmio, pentacampeão do torneio, sendo eliminado pelo Mirassol ao perder por 3 a 2. O rival Internacional sequer teve muito tempo para zoar - já que foi o único integrante da Série A eliminado ao ser derrotado pelo Globo-RN por 2 a 0.

O Sport seguiu em sua sina de ser eliminado na primeira fase desde 2019. Desta vez, o Leão perdeu para o modesto Altos-PI e viu seu técnico Gustavo Florentín ser demitido. A Chapecoense também caiu de forma precoce, perdendo para o Moto Club. O Náutico saiu para o Tocantinópolis, enquanto a Ponte Preta foi derrotada pelo Cascavel-PR. 

Segunda fase

Nos 20 confrontos da segunda fase, a Série D é maioria entre os clubes com divisão, com 14 participantes ao todo. A Série vem atrás com nove classificados; a Série B, logo em seguida, carrega oito; e a Série C, por fim, tem sete. Ainda há dois clubes sem divisão nacional, casos de Tuntum-MA e Glória de Vacaria-RS.

Ainda não há datas definidas para os confrontos da próxima fase, mas o calendário oficial da CBF prevê que aconteçam já nos dias 9, 10, 16 e 17 de março. Diferente da rodada inicial, não haverá vantagem do empate para os visitantes. Em caso de igualdade no placar, a vaga será disputada nos pênaltis. Os mandantes foram definidos em sorteio prévio.

Confrontos

Moto Club-MA x Tombense-MG

Pouso Alegre-MG x Coritiba

Azuriz-PR x Mirassol-SP

Avaí x Ceilândia-DF

Atlético-GO x Nova Venécia-ES

Real Noroeste-ES x Juventude

Juazeirense-BA x Vasco

CSA x Paysandu

Ceará x Tuna Luso-PA

Figueirense x Cuiabá

ABC x Altos-PI

Goiás x Criciúma

Globo-RN x Brasiliense

Guarani x Vila Nova

Tuntum-MA x Cruzeiro

Portuguesa-RJ x Sampaio Corrêa

São Paulo x Manaus

Tocantinópolis x Cascavel-PR

Fluminense-PI x Santos

Vitória x Glória-RS

< Filho de Mussum irá processar shopping por racismo Segurança de Rabicó, líder do tráfico no Salgueiro, é preso em Niterói <