Má fase

Primeira turbulência da "Era Textor" abala estruturas do Botafogo

Goleada diante do Palmeiras impôs sequência sem vencer

Luís Castro com cara de poucos amigos na coletiva pós-jogo contra o Palmeiras
Luís Castro com cara de poucos amigos na coletiva pós-jogo contra o Palmeiras |  Foto: Reprodução/Redes Sociais
 

O Botafogo foi goleado e totalmente dominado pelo Palmeiras no Allianz Parque, nesta quinta-feira (10). O passeio por 4 a 0 impôs não só o pior resultado da "Era Textor", mas também o primeiro abalo nas estruturas do clube diante de uma sequência de quatro jogos sem vencer - sendo um empate e três derrotas consecutivas.

O cenário foi o suficiente para respostas atravessadas de Luís Castro na entrevista coletiva, questionamentos da torcida nas redes sociais e o agendamento de reuniões urgentes entre o investidor John Textor, o diretor executivo André Mazzuco e o próprio treinador visando realinhar as expectativas e planejar mais reforços.

A quebra de confiança junto aos torcedores foi iniciada na derrota em casa e de virada para o Goiás, na última segunda (6), e teve na pesada goleada desta quinta o seu estopim. Foi o fim da lua de mel para uma arquibancada que voltou a sonhar depois de muitos anos, mas que precisa entender e se adequar à realidade do projeto.

Tudo passa pelo real planejamento. Diante do investimento e das bruscas mudanças em todas as áreas do clube, a torcida passou a sonhar com títulos imediatos - o que foge da realidade de um plano a médio e longo prazo. Como o próprio Castro voltou a afirmar, o planejamento inicial é se manter na Série A e buscar títulos daqui a duas ou três temporadas.

Futebol é paixão, e paixão é imediatismo. É difícil cobrar da torcida a paciência necessária para tamanha reformulação - ainda mais quando a espera por conquistas já ultrapassa 25 anos. O momento é de muito trabalho para voltar aos trilhos das vitórias e encontrar uma posição tranquila na tabela, melhorando o clima para o crescimento gradativo. 

Castro também precisa entender que precisa ser mais flexível no plano de jogo enquanto o elenco ainda está em formação. Tanto a escalação quanto o plano de jogo aplicados contra o Palmeiras não levaram em consideração a diferença entre as equipes, usando um esquema com improvisações, testes e um jogo propositivo desnecessário contra o melhor time do continente.

Mas o Campeonato Brasileiro não espera. A um ponto da zona de rebaixamento, o Alvinegro precisa fazer seu time jogar já na próxima segunda-feira (13), diante do Avaí, novamente no Estádio Nilton Santos. A partida é válida pela 11ª rodada da Série A e, em caso de novo tropeço, o clube carioca pode entrar no Z4.

< 'Pior ideia do mundo', diz Jennifer Lopez sobre show com Shakira Queda de energia causa desabastecimento de água em Niterói e região <