Mundial

Quatro países sul-americanos se unem em candidatura à Copa de 2030

Argentina, Chile, Paraguai e Uruguai querem sediar Mundial

Alejandro Domínguez (centro) liderou o anúncio da candidatura conjunta
Alejandro Domínguez (centro) liderou o anúncio da candidatura conjunta |  Foto: Divulgação/AUF
 

A Copa de 2030 é logo ali. Países vizinhos do Brasil se uniram para lançar candidatura conjunta visando o Mundial que acontece daqui a oito anos. São eles Argentina, Chile Paraguai e Uruguai. A novidade foi anunciada pela Conmebol, nesta terça (2), no Museu do Futebol do Estádio Centenário, em Montevidéu.

O evento reuniu figuras importantes da política, como o presidente da Conmebol, Alejandro Domínguez, o presidente do Uruguai, Luis Lacalle Pou, e outros líderes argentinos, chilenos e paraguaios. Em tom de comemoração, eles relembraram a Copa do Mundo de 1930, a primeira da história, realizada no Uruguai.

Com o lema "Juntos 2030", os donos da ideia recorreram ao saudosismo esportivo para justificar a ideia.

"É o sonho de um continente. De um povo uruguaio, compartilhado por outros três povos. A América do Sul entende que o futebol tem que se reconhecer e não se disputar. Haverá mais Copas do Mundo, mas 100 anos só se cumprem uma vez e tem que voltar para casa. É motivo mais do que suficiente para a FIFA aceitar que seja uma candidatura única. Com o passar dos anos haverá outras possibilidades para outros continentes", disse Alejandro.

O quarteto já conhece alguns concorrentes pela vaga. China, Marrocos e as candidaturas conjuntas da dupla Espanha e Portugal e um novo quarteto formado por Grécia, Bulgária, Romênia e Sérvia. O Reino Unido, que havia indicado a possibilidade de disputar, desistiu pouco tempo depois.

< Com livro de Hitler, homem é preso após fazer ofensas racistas Bruno Krupp relata que moto teve problema no freio e tinha placa <