Confusão
Tumulto interrompe fim da festa do tetra do Flamengo no Rio
Grade cedeu e torcedores tentaram se aproximar dos jogadores
A celebração pelo tetracampeonato da Libertadores do Flamengo terminou com tumulto nas ruas do Centro do Rio na tarde deste domingo (30). O encerramento do desfile do trio elétrico, que levava jogadores e integrantes da comissão técnica, coincidiu com o momento em que torcedores tentaram se aproximar dos atletas e ultrapassaram barreiras montadas pela Polícia Militar. A corporação reagiu com spray de pimenta e balas de borracha.
A confusão começou quando o cordão de isolamento criado pela PM, na região da Presidente Wilson, impediu a passagem de parte da torcida, que ficou comprimida entre as grades. Alguns torcedores decidiram escalar a proteção para se aproximar do trajeto da delegação, derrubando parte do cercado.
Com a queda das grades, policiais avançaram e usaram armamento não letal para dispersar o público, que se espalhou pelas ruas próximas. Pelo menos duas pessoas foram atendidas em macas.
Mais cedo, cerca de 500 mil torcedores acompanharam o percurso do trio elétrico pelas ruas Primeiro de Março e Presidente Antônio Carlos, batizadas neste ano como Circuito Preta Gil em homenagem à cantora e torcedora rubro-negra. A concentração começou ainda pela manhã, mesmo antes da chegada da delegação ao Galeão, por volta de 10h.
Os jogadores subiram ao trio por volta das 13h para exibir a taça da Libertadores, quebrada durante a festa no Peru, e desfilar com a camisa comemorativa do título, estampada com o número 4.
O atacante Pedro, ainda lesionado, comandou o microfone, puxou cânticos e interagiu com os torcedores enquanto transmitia ao vivo nas redes sociais. O avançado também precisou pedir calma em alguns momentos, quando a multidão se aproximou demais da estrutura.
O trajeto incluiu três torres de som instaladas entre a Nilo Peçanha e a Almirante Barroso, onde houve uma das principais paradas para saudar a torcida. O trio seguiu até as imediações da Rua Araújo Porto Alegre, onde a festa foi encerrada antes do início do tumulto.
Apesar do confronto pontual, a maior parte dos torcedores continuou seguindo com a comemoração em outras áreas do Centro após a dispersão inicial.

André Silva
Repórter
Bastante ativo na cobertura cultural, ja foi contemplado com o Prêmio Themis de Jornalismo, concedido pelo TJRS. Além da cultura, caminha por várias editorias, inclusive em cobertura de eventos internacionais, como a Cúpula do G20 e o encontro dos Brics.

Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!



