Copa do Brasil
Vasco empata com CSA em Alagoas e definição da vaga fica para São Januário
Decisão será na próxima quinta-feira (7)

O Vasco ficou no empate por 0 a 0 com o CSA na noite desta quarta-feira (30), no Estádio Rei Pelé, em Maceió, pelo jogo de ida das oitavas de final da Copa do Brasil 2025. Com o resultado, a equipe carioca precisa de uma vitória simples em São Januário para avançar às quartas de final da competição.
O Vasco dominou as ações durante boa parte da primeira etapa, mas teve dificuldades para transformar posse de bola em chances claras. Com Vegetti bem marcado e Philippe Coutinho no banco, o time abusou dos cruzamentos, mas a defesa do CSA levou vantagem na maioria dos lances aéreos. Quando trabalhou por baixo, o cruz-maltino obrigou Gabriel Félix a fazer boas defesas em finalizações de fora da área, como nas tentativas de Nuno Moreira, aos 21, e Tchê Tchê, aos 42.
A primeira chegada mais perigosa foi aos 12 minutos, com cabeçada de Vegetti defendida por Gabriel Félix. Um minuto depois, Tchê Tchê finalizou rasteiro após passe de Nuno Moreira, mas o goleiro alagoano defendeu com tranquilidade. Aos 20, Paulo Henrique fez boa jogada individual, passou por dois marcadores e tentou finalizar, mas foi travado.
O CSA cresceu na reta final do primeiro tempo e levou perigo ao gol de Léo Jardim. Gustavo Nicola arriscou aos 29, e Tiago Marques teve a melhor chance do jogo aos 35, em jogada individual que terminou com chute rente à trave. O árbitro assinalou impedimento, mas o atacante saiu de trás do meio-campo e, caso tivesse feito o gol, ele seria validado. Aos 30, o Vasco ainda escapou de um contra-ataque perigoso de cinco jogadores do CSA contra dois, salvo por corte providencial de João Victor.
As equipes voltam a campo no sábado (2) por seus respectivos campeonatos nacionais. O CSA recebe o Botafogo-PB, às 17h, no Estádio Rei Pelé, em duelo válido pela Série B. Já o Vasco viaja até o interior paulista para encarar o Mirassol, às 19h30, pela Série A, em busca de se afastar da zona de rebaixamento.
Segundo tempo: chances claras, tensão e expulsão
O segundo tempo começou mais movimentado, com o CSA quase abrindo o placar aos 13 minutos. Em lançamento direto do goleiro Gabriel Félix, Hugo Moura falhou na cobertura, e Baianinho ficou cara a cara com Léo Jardim. No entanto, o atacante desperdiçou a melhor chance do jogo até então, finalizando para fora.
O Vasco respondeu aos 19 minutos com um belo voleio de Vegetti, após a bola sobrar na área em jogada de Nuno Moreira e Tchê Tchê. O chute do argentino passou com perigo por cima do travessão.
Já aos 24, Philippe Coutinho tabelou com Lucas Piton, invadiu a área e finalizou cruzado de canhota, tirando tinta da trave esquerda do CSA. Um minuto depois, Baianinho voltou a assustar: após erro de João Victor, o atacante teve outra chance dentro da área, mas foi travado por um corte providencial de Paulo Henrique.
O CSA quase marcou novamente aos 34, em cobrança de falta de Silas que encontrou a cabeça de Betão. A bola desviou na marcação e saiu raspando em escanteio.
Aos 40 minutos, o Vasco ficou com um a menos. João Victor recebeu o segundo cartão amarelo após impedir um contra-ataque com uma braçada em Marcelinho, ainda no campo de ataque. Foi o quarto cartão vermelho do zagueiro em 73 partidas com a camisa vascaína.
Nos minutos finais, aos 43, Silas ainda levou perigo em chute de fora da área. Ele driblou Coutinho na entrada da área e bateu cruzado com força. A bola passou muito perto da trave direita de Léo Jardim, encerrando a partida com emoção, mas sem gols.
Agenda das equipes
O reencontro entre Vasco e CSA acontece na próxima quinta-feira (7), em São Januário, pelo jogo de volta das oitavas de final da Copa do Brasil. Com o empate sem gols leva a decisão para os pênaltis, qualquer vitória simples garante a classificação vascaína às quartas de final.


Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!