Brasileirão

Vasco vence Cruzeiro em tarde de festa no Maracanã

Gol foi marcado por Getúlio de peixinho

Getúlio foi o autor do gol da partida.
Getúlio foi o autor do gol da partida. |  Foto: Daniel Ramalho/CRVG
 

O Vasco venceu o Cruzeiro por 1 a 0 na tarde deste domingo (11) e fez a alegria de mais de 60 mil torcedores presentes no Maracanã. Em um duelo agitado, o Cruz-Maltino se impôs e com gol de Getúlio conquistou os três pontos no Brasileirão Série B.

Com a vitória, o Vascão continuou na terceira colocação, mas agora com 24 pontos. O triunfo fez com que o Cruz-Maltino diminuísse a distância para o líder Cruzeiro para quatro pontos. O resultado positivo também deixou o Vasco a sete pontos do quinto colocado, que é o Grêmio.

O próximo duelo vascaíno é no sábado (18) contra o Londrina, no Paraná.

Primeiro tempo

Um duelo de gigantes do futebol brasileiro não poderia ser um jogo ruim. Ambas as equipes começaram a partida em alto nível e buscando o ataque. Tanto Vasco quanto Cruzeiro apostaram em jogadas rápidas, mas as principais chances surgiram através de bolas aéreas.

Logo no primeiro minuto de jogo, o lateral Gabriel Dias levou perigo com uma cabeçada após escanteio de Nenê. O Cruzeiro respondeu aos 13 também de cabeça com Edu, vice-artilheiro do campeonato.

Seguindo com intensidade, o Vasco fez a alegria de mais de 60 mil pessoas no Maracanã. Após troca de passes rápida entre Gabriel Pec e Nenê, o meia chegou livre pela ponta esquerda para cruzar. O atacante Getúlio, que não marcava a 17 jogos, antecipou a marcação e de peixinho abriu o placar. O camisa 99 fez a festa da torcida vascaína. 

O Vasco continuou melhor e impondo o fator casa. Edimar de cabeça, aos 37 minutos, e Gabriel Pec com chute cruzado, aos 38, quase ampliaram. 

A melhor chance do Cruzeiro foi uma falta cheia de efeito cobrada pelo lateral Bidu. A cobrança exigiu boa defesa do goleiro Thiago Rodrigues, um dos destaques do Vasco no campeonato.

Segundo tempo

A etapa final começou com um nível menor. As equipes entraram com um ritmo mais lento e o jogo ficou mais pegado. A primeira chance surgiu aos 17 minutos com Bidu pelo Cruzeiro. O lateral aproveitou falha da defesa da zaga, mas bateu mascado e Quintero salvou.

O jogo continuou pegado com chegadas mais fortes e jogadores machucados. Pelo Vasco, Matheus Barbosa fez falta dura em Jajá, que foi substituído. Já o volante Yuri Lara, conhecido como 'Pitbull da Colina', recebeu chegadas fortes.

Aos 35, Bidu, o melhor jogador cruzeirense da partida, assustou mais uma vez. Em um cruzamento para a área vascaína, o lateral dominou, com dificuldade, e chutou. Thiago Rodrigues fez defesa à queima-roupa.

No minuto seguinte, o zagueiro do Vasco Danilo Boza respondeu em forte cabeceio para excelente defesa do goleiro Rafael Cabral. Foi a única chance criada pelo clube carioca na segunda etapa.

O meia cruzeirense Filipe Machado voltou a preocupar os vascaínos em chute cruzado aos 42. Nada que calasse toda a multidão vascaína presente no gigante Maracanã. 

< Cultura de Niterói se pronuncia sobre exposição: 'Homofobia' Flamengo tenta fisgar Cebolinha usando a Seleção Brasileira <