Polêmica

Cultura de Niterói se pronuncia sobre exposição: 'Homofobia'

Secretaria manifestou apoio ao artista Diego Moura

Exposição estava localizada no pátio do shopping.
Exposição estava localizada no pátio do shopping. |  Foto: Reprodução Instagram
 

A Secretaria Municipal das Culturas e a Fundação de Arte de Niterói se pronunciaram neste domingo (12) sobre a retirada da exposição de arte "O Abecedário da Diversidade", do artista Diego Moura, do pátio do Plaza Shopping, em Niterói. O fato gerou uma polêmica neste sábado (11).

De acordo com os órgãos, a exposição foi retirada de "forma intempestiva após sofrer ataques homofóbicos de setores reacionários nas redes sociais". A Secretaria e a Fundação manifestaram apoio a Diego Moura e se posicionaram a favor da liberdade de expressão.

"Ataques como estes são intoleráveis em um ambiente democrático. Estamos no mês da Diversidade, mas a defesa das liberdades é uma luta de todos os dias e todas as horas. Contra a censura e a homofobia, em defesa da democracia e da liberdade de expressão", diz a postagem.

Os órgãos ainda ressaltaram que os espaços e as unidades culturais do município estão abertos a todas as formas artísticas.

Entenda o caso

A mostra de arte digital “Abecedário da diversidade”, do artista plástico Diego Moura, que estava em cartaz no Plaza Shopping, em Niterói, foi retirada do espaço em menos de 24h de sua inauguração. Em nota, a administração do shopping disse que a exposição foi transferida de local para 'não impactar o fluxo' durante o período de vendas de Dia dos Namorados.

O artista acredita ter sido censurado depois que o vereador de Niterói e pré-candidato a deputado estadual pelo PL do Rio de Janeiro, Douglas Gomes, gravou vídeos no local e o publicou em suas redes sociais, dizendo que a mostra era imprópria e “um absurdo e desrespeito com os pais e crianças” e que o shopping “trabalhava para sexualizar as crianças”.

De acordo com Diego, o shopping contratou sua exposição a cerca de um mês para comemorar de maneira lúdica e informativa o mês do Orgulho LGBT. 

Construí uma exposição com o propósito de juntar arte e educação, e tinha como base explicar o que cada letra da sigla LGBTQIAP+ significa de forma rápida e leve. Depois que fiz todo o projeto, apresentei para o shopping, passou pela equipe de diversidade, tiveram alguns reajustes e seguimos. Na última quinta-feira, dia 9, ela entrou em cartaz e para meu espanto, em menos de 24h retiraram ela do espaço. Diego Moura, Artista plástico
  

Em nota, o Plaza Shopping informou que preza pela tolerância e quer propor sempre um ambiente de respeito para clientes, lojistas e colaboradores. A exposição, contratada pelo shopping, está acontecendo em uma loja no 3° andar, com entrada gratuita, para não impactar o fluxo do mall, especialmente no período de Dia dos Namorados.

O centro comercial explica que a exposição tem caráter informativo, levando ao conhecimento do público em geral a definição de cada letra da sigla LGBTQIAP+, além de imagens de personalidades do movimento. O shopping reforça que a exposição não foi retirada, ela foi remanejada para dentro da loja para não atrapalhar o fluxo de clientes.

< Na cama, Anitta assume namoro e pede presente a produtor Vasco vence Cruzeiro em tarde de festa no Maracanã <