Série B

Vasco vence fora de casa e diminui distância para a liderança

Raniel marca o gol solitário do duelo no Sul do país

Raniel abriu o placar em cobrança de pênalti logo nos primeiros minutos do confronto
Raniel abriu o placar em cobrança de pênalti logo nos primeiros minutos do confronto |  Foto: Victor S. Fernandes/W9 PRESS/GAZETAPRESS
 

Deu Vasco em Santa Catarina. Em duelo nervoso contra o Criciúma, neste sábado (9), no Estádio Heriberto Hülse, o Cruzmaltino saiu na frente com Raniel, em cobrança de pênalti, e segurou a vantagem até o apito final. O jogo contou para a 17ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro

Diante das arquibancadas lotadas - incluindo o setor visitante - a partida começou bastante movimentada. O Vasco buscava ficar mais com a bola e chegava com perigo nos escanteios. Em uma das disputas na área, logo aos 5 minutos, o volante Andrey Santos tentou a jogada e a bola bateu no braço do zagueiro Kadu.

Após analisar o lance na cabine do VAR, o árbitro Leandro Vuaden assinalou a penalidade máxima a favor do Cruzmaltino. Na cobrança, o centroavante Raniel chamou a responsabilidade na ausência do meia Nenê, cobrador oficial, e deslocou o goleiro Gustavo para estufar as redes e abrir o placar da partida.

O Criciúma, atrás no placar, buscava reagir mas não encontrava espaços na bem posicionada defesa do Vasco. Com personalidade, o time carioca conseguia boas trocas de passes na saída de bola e administrava a vantagem no placar em busca dos contra-ataques.

O primeiro lance de perigo a favor do Tigre foi aos 16 minutos. Após luta intensa pela bola na entrada da área vascaína, Arilson pegou a sobra na meia-lua e soltou a bomba. O goleiro Thiago Rodrigues voou para defender e evitar o empate em Santa Catarina.

À medida que a pressão aumentava, o volume da arquibancada subia. O barulho feito pelos torcedores locais criava uma atmosfera de nervosismo para o Vasco, que já não tinha mais o domínio da posse de bola. O jogo se concentrava no último terço do campo a favor do Criciúma.

Os visitantes desperdiçaram ótima chance de ampliar aos 26 minutos. Em passe longo de Riquelme por baixo, o atacante Raniel infiltrou por trás da defesa e saiu de frente para o goleiro Gustavo - que fechou o ângulo e espalmou a finalização pela linha de fundo.

O camisa 1 do Criciúma seguia sendo fundamental para evitar um placar mais elástico. Aos 31  aos 34 minutos, ele fez ótimas intervenções em jogadas aéreas e evitou o segundo gol do Vasco. O Criciúma já não conseguia manter o ritmo de pressão - assim como a torcida, que esfriou.

Se Gustavo era fundamental de um lado, Thiago Rodrigues também se destacava do outro. Nas poucas chegadas perigosas da equipe catarinense, ele salvava o perigo - como aos 43, em cabeçada perigosa do atacante Caio Dantas.

Mesmo com cinco minutos de acréscimos, o primeiro tempo não teve mais lances de perigo. O Vasco administrou a nova pressão do Criciúma e evitou que a bola chegasse à sua área de defesa. Nos contragolpes, o Cruzmaltino também não levou perigo.

Segundo tempo


A etapa complementar sofreu um atraso devido aos refletores, que ainda não estavam acesos na volta das equipes após o intervalo. O árbitro Leandro Vuaden adiou o pontapé inicial por cerca de 15 minutos, aguardando que os responsáveis pelo Heriberto Hülse ligassem todos os refletores.

Com a bola finalmente em jogo, o Criciúma partiu para cima tentando recuperar o prejuízo do primeiro tempo. Com quase o time todo no campo de ataque, o Tigre dava espaços para o Vasco tentar encaixar contra-ataques. Raniel teve boa chance aos 3 minutos, mas estava em posição de impedimento.

Nos 10 primeiros minutos, o time da casa rondava a área e ameaçava nas bolas aéreas, mas esbarrava no ótimo posicionamento defensivo da equipe de Maurício Souza. Foram vários os cortes realizados por Anderson Conceição e Quintero, além do volante Yuri Lara.

Aos 19, Arilson inteceptou bola na intermediária e avançou até a entrada da área. Ele arriscou o chute de longe e mandou por cima do travessão de Thiago Rodrigues. O Vasco seguia sem conseguir afastar o jogo do seu campo de defesa.

Tentando mudar o panorama do jogo, o técnico cruzmaltino realizou três alterações. Palacios, Figueiredo e Raniel saíram para as entradas de Matheus Barbosa, Zé Santos e Getúlio. As mudanças renovaram as energias do time carioca e aumentaram a dinâmica da partida.

Aos 25, em contra-ataque rápido, o Vasco se atrapalhou no campo de ataque e desperdiçou uma excelente oportunidade. Zé Santos e Erick se atrapalharam com a bola e deram tempo para a defesa se recompor dentro da área, bloqueando a finalização.

Logo na sequência, aos 27, mais uma ótima chegada dos visitantes. Andrey Santos recebeu passe por dentro pela ponta da área e chutou cruzado, de canhota, para carimbar o pé da trave de Gustavo. 

Faltando pouco mais de 15 minutos, o Criciúma se lançava todo ao ataque, deixando muitos espaços no campo de defesa. O Vasco, apesar das várias chances, desperdiçava as subidas com passes e cruzamentos errados, levando Maurício Souza à loucura na beira do gramado.

Embora tivesse mais posse de bola, o Tigre mostrava pouquíssima criatividade no setor ofensivo e pouco ameaçava Thiago Rodrigues. Nem mais os cruzamentos, antes perigosos, conseguiam ameaçar a meta adversária. 

Após jogada confusa aos 40, a bola chegou até Caio Dantas, na linha da grande área. O atacante girou o corpo e tentou o remate, mas Anderson Conceição se atirou na bola e bloqueou com a barriga. 

Aos 47, a última grande chance do Criciúma. Helder cruzou na área e Lohan cabeceou no canto para grande defesa do goleiro cascaíno. Com quase todo o time dentro da área de defesa, o Vasco se fechou e criou uma barreira para impedir uma blitz final dos catarinenses.

Com o triunfo, a equipe carioca diminuiu a distância para o líder Cruzeiro, que perdeu na rodada. Com 38 pontos, a Raposa está apenas quatro pontos à frente do Vasco, que soma 34. O Cruzmaltino volta a campo no próximo sábado (16), diante do Sampaio Corrêa, no Castelão, às 16h30.

< Trailers sanitários nas praias de Niterói têm grande aprovação Ator André Gonçalves é preso por não pagar pensão alimentícia <