Pesquisa

Trailers sanitários nas praias de Niterói têm grande aprovação

Teste e pesquisa foram realizados pela prefeitura em Itacoatiara

Experiência foi realizada em Itacoatiara durante cerca de uma semana
Experiência foi realizada em Itacoatiara durante cerca de uma semana |  Foto: Divulgação/Prefeitura de Niterói
 

A Prefeitura de Niterói instalou um trailer sanitário com oito cabines, incluindo um para pessoas com deficiência, entre os dias 11 e 19 de junho, na Praia de Itacoatiara. O espaço foi aprovado por 99% das pessoas que estiveram no local e responderam a um questionário online se manifestando pela continuidade do serviço.

Além disso, 98,2% disseram que o trailer deveria ser expandido para outras praias. A iniciativa se deu através da Neltur, da Administração Regional da Região Oceânica e da Gestão de Orlas.

Para o presidente da Neltur, Paulo Novaes, é uma fase de experiência que precisa ser amadurecida por todos os órgãos envolvidos. Há uma necessidade de que todas as praias tenham banheiros que atendam os moradores, visitantes e turistas.

"Temos certeza de que vamos avançar com este serviço como já estamos fazendo nos eventos", destacou.

O trailer é equipado com fraldário e conta com uma equipe de limpeza e manutenção diárias. O serviço gratuito com os trailers sanitários ficou disponível de quinta à domingo, das 10h às 17h, atendendo uma média de 385 pessoas por dia. Nos finais de semana, a média subiu para 540 utilizações diárias.

"Niterói precisa de cultura de praia. A iniciativa do governo de Niterói vem corroborar para uma praia acessível, solidária e limpa. A pesquisa foi muito importante. Pensar a praia não só é importante para os banhistas, mas para o morador que, através do trailer sanitário, verá a praia mais limpa e organizada", destacou o gestor de Orlas, Leandro Magaldi.

Durante os nove dias de operação, o trailer contribuiu, sobretudo, com a preservação do meio ambiente de forma consciente e sustentável. Foram coletados materiais como fraldas e absorventes, evitando assim o seu descarte de forma incorreta na areia, restinga, no mar, calçadas e vias públicas da região.

"A instalação de sanitários é uma demanda antiga dos frequentadores da praia de Itacoatiara e foi comprovada através de pesquisa. A Secretaria Municipal da Região Oceânica está trabalhando para trazer melhores condições de uso da praia e seguirá acompanhando os desdobramentos até a instalação definitiva dos sanitários", afirmou Binho Guimarães, secretário da Regional Oceânica.

A maioria das pessoas (72,6%) que respondeu à pesquisa de satisfação, através  do questionário online,  é de Niterói. Moradores de cidades vizinhas, como Rio de Janeiro, Maricá e São Gonçalo. também participaram da pesquisa - assim como de outros estados, como de São Paulo e Belo Horizonte.

< Botafogo e John Textor anunciam novo patrocinador master Vasco vence fora de casa e diminui distância para a liderança <