Logo Enfoco


    Atenção

    Começam a valer regras para ciclomotores no país; saiba tudo

    Infratores estão sujeitos à multa e outras punições

    Publicado 03/01/2026 às 8:00 | Autor: Agência Brasil
    Ouça a reportagem
    Siga no Google News Siga o Enfoco no Google News
    Os ciclomotores devem ser registrados e licenciados
    Os ciclomotores devem ser registrados e licenciados |  Foto: Tânia Rêgo / Agência Brasil

    Quem usa ou pretende usar ciclomotor nas ruas precisa ficar atento. As novas regras nacionais passaram a valer e mudam de forma significativa as exigências para circulação desses veículos em vias públicas, incluindo registro, emplacamento, licenciamento e habilitação do condutor.

    São elas: a necessidade do Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam), emplacamento e licenciamento anual do veículo e a habilitação do condutor. As exigências do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) valem para todo o país.

    Os ciclomotores são os veículos de duas ou três rodas com motor de combustão interna de até 50 cilindradas (popularmente chamadas de cinquentinhas) ou com motor elétrico com potência máxima de 4 quilowatts (kW) e com velocidade de fabricação limitada a 50 quilômetros/hora (km/h).

    Os veículos que ultrapassam esses limites (cilindrada, potência ou velocidade) são classificados como motocicletas, motonetas ou triciclos e já têm as respectivas regras definidas no Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

    Registro, emplacamento e licenciamento

    Os ciclomotores devem ser registrados e licenciados, conforme os artigos 13 e 14 da resolução.

    veículos novos: devem sair da loja com nota fiscal e o pré-cadastro no Renavan feito pelo fabricante ou importador.

    veículos antigos (fabricados ou importados antes da resolução): o ciclomotor pode não ter o número de chassi ou VIN (sigla em inglês de Vehicle Identification Number), o código de 17 caracteres que serve como a identidade única do veículo, com informações sobre sua fabricação, modelo e ano.

    Neste caso de não possuir registro original, será necessário obter o Certificado de Segurança Veicular (CSV), gravar o número de chassi (VIN), levar a nota fiscal do bem e o documento de identidade do condutor.

    O CSV é emitido após inspeção veicular realizada por Instituições Técnicas Licenciadas (ITLs) credenciadas pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro).

    O Código de Trânsito (CTB) exige que o condutor de ciclomotor tenha a Autorização para Conduzir Ciclomotores (ACC) ou Carteira Nacional de Habilitação (CNH) na categoria A, documento mais abrangente que autoriza o cidadão habilitado a conduzir veículos motorizados de duas ou três rodas, de quaisquer cilindradas.

    Equipamentos obrigatórios

    O uso de capacete é obrigatório tanto para o condutor quanto para o passageiro de ciclomotores.

    Estes veículos devem ser dotados dos equipamentos obrigatórios estabelecidos no Código de Trânsito (CTB) e pelo Contran. Entre eles:

    dispositivo limitador eletrônico de velocidade;

    campainha;

    sinalização noturna dianteira, traseira, lateral e nos pedais;

    espelho retrovisor do lado esquerdo; e

    pneus em condições mínimas de segurança

    Regras de circulação

    Pelas regras para andar com um ciclomotor em vias públicas:

    é proibido circular em ciclovias ou calçadas. Os ciclomotores devem se deslocar na rua, preferencialmente no centro da faixa da direita.

    é proibido circular em vias de trânsito rápido: não podem circular em vias sem cruzamentos diretos ou semáforos, a menos que haja acostamento ou faixas de rolamento próprias.

    Penalidades

    De acordo com a Resolução Nº 996/2023, dirigir um ciclomotor sem habilitação ou sem registro, a licença do veículo constitui infração gravíssima, sob a pena de multa de R$ 293,47; sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH); além da retenção do ciclomotor pelas autoridades e recolhimento do veículo até o pátio do Detran.

    Tags

    Agência Brasil

    Agência Brasil

    Grupo achados e perdidos do facebook Enfoco Grupo achados e perdidos do facebook Enfoco
    Achados e Perdidos

    Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!

    Entrar no grupo
    Artigo anterior
    <

    Vai se aposentar? Regras da Previdência mudam em 2026

    Relacionados em Brasil & Mundo