Emprego

Concurso público: BNDES anuncia seleção com mais de 90 vagas

A previsão é que o edital seja publicado no início de 2024

30% são reservadas para candidatos negros e 10% para pessoas com deficiência
30% são reservadas para candidatos negros e 10% para pessoas com deficiência |  Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) planeja realizar um concurso público visando o preenchimento inicial de 94 vagas nos níveis médio e superior, com ênfase em diversidade e inclusão. A previsão é que o edital seja publicado no início de 2024.

Inicialmente, serão preenchidas 94 vagas em áreas que estão sendo identificadas pelo setor de Recursos Humanos. A instituição responsável pela organização do concurso ainda não foi definida, e as áreas de formação contempladas estão sendo analisadas pelo setor de Recursos Humanos.

O novo concurso destinará 30% das vagas para candidatos negros, ultrapassando em 10% o requisito estabelecido pela Lei nº 12.990/2014, que trata da reserva de vagas para cotas raciais em seleções para cargos efetivos e empregos públicos no âmbito da administração pública federal, autarquias, fundações públicas, empresas públicas e sociedades de economia mista controladas pelo governo federal.

O último processo seletivo realizado pelo banco foi lançado em 2012, dois anos antes da promulgação da lei. Atualmente, a instituição conta com aproximadamente 14,6% de funcionários negros (12,9% pardos e 1,7% negros), enquanto o percentual aproximado desse grupo na sociedade brasileira é de 56,1% (47% pardos e 9,1% negros), de acordo com dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD Contínua).

Além disso, haverá também reserva de vagas para pessoas com deficiência (PCDs), uma prática que já é adotada nos concursos do BNDES há mais de 10 anos. Para esse grupo, será reservado um mínimo de 10% das vagas, 5% a mais do que o estabelecido pela Lei nº 8.745/1993, que trata da reserva de cotas para PcDs.

< Caminhão colide com veículos e tomba no Centro do Rio Flamengo decide vaga para final da Copa do Brasil em casa <