Concurso
Divulgado o gabarito das provas do CNU 2025; confira
Candidatos têm 48 horas para recursos contra questões

Foi divulgado, nesta manhã de segunda-feira (6), o gabarito preliminar das provas objetivas do Concurso Público Nacional Unificado 2025, realizadas neste domingo (5). Os candidatos terão 48 horas de prazo para entrar com recursos contra questões e provas, indo da meia noite desta terça (7) até 23h59 de quarta (9).
A consulta das provas pode ser feita na Página de Acompanhamento da Fundação Getulio Vargas (FGV), organizadora do certame, ou então pelo site https://conhecimento.fgv.br/cpnu2.
Segundo o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), a prova objetiva foi elaborada em quatro versões (Tipos 1, 2, 3 e 4) para cada um dos nove blocos temáticos, totalizando 36 gabaritos preliminares.
Abstenção
De acordo com a divulgação do MGI, a segunda edição do CPNU registrou um índice de abstenção de 42,8%, número menor que a edição anterior, que contou com uma ausência de 54%. Dos 761.545 inscritos, mais de 435 mil compareceram aos locais de prova neste domingo (5).
Próximos passos
O cronograma oficial prevê que as notas finais das provas objetivas e as convocações para a segunda etapa do concurso serão divulgadas no dia 12 de novembro. Nessa mesma data, também devem ser publicados os chamados para a avaliação de títulos e os procedimentos de verificação de cotas raciais e de deficiência (PCD), conforme declarado na inscrição.
A prova discursiva, voltada apenas aos candidatos convocados, está marcada para 7 de dezembro. O resultado preliminar dessa fase será divulgado em 23 de janeiro, seguido por três chamadas de confirmação de interesse. A lista definitiva, após a terceira chamada, será publicada em 16 de março, data em que terão início as convocações para nomeação ou, quando necessário, para curso de formação.
As vagas
O CPNU 2025 oferece 3.652 vagas distribuídas entre 32 órgãos da administração pública federal. Deste total, 3.144 vagas são para cargos de nível superior e 508 para nível intermediário. O governo federal prevê a nomeação imediata de 2.480 aprovados, além de outras 1.172 vagas a serem preenchidas a curto prazo, após a homologação do resultado final.


Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!