Regras
Ela voltou! Heloísa Helena assume cadeira de Glauber Braga na Câmara
Ex-senadora retorna ao Congresso quase duas décadas depois

Com a suspensão do mandato do deputado federal Glauber Braga (PSOL-RJ), por seis meses, em decisão que mobilizou ampla maioria e polarizou a Câmara dos Deputados, na noite desta quarta-feira (10), pela regra da Casa, quem ocupa a cadeira é a primeira suplente na Federação PSOL-REDE, a ex-senadora Heloísa Helena (Rede-RJ), que retorna ao Congresso quase duas décadas após deixar o parlamento.
A suspensão de Glauber Braga foi aprovada em votação plenária depois que o processo disciplinar contra o deputado avançou na Câmara sob acusação de quebra de decoro parlamentar. A representação foi instaurada em razão de um episódio ocorrido em 16 de abril de 2024, quando Braga foi acusado de expulsar com empurrões e chutes um militante do Movimento Brasil Livre (MBL) nos corredores da Câmara. A acusação foi formalizada inicialmente pelo Partido Novo e posteriormente analisada pelo Conselho de Ética e Decoro Parlamentar, que aprovou parecer favorável à cassação.
O plenário, porém, não aprovou a cassação do mandato, que exigiria 257 votos, e optou pela aplicação de uma sanção intermediária: a suspensão por seis meses. Essa alternativa foi defendida por diversas bancadas como uma punição que não retira os direitos políticos do parlamentar, mas que o afasta temporariamente das funções legislativas.
Heloísa Helena
A vaga será imediatamente ocupada por Heloísa Helena. Como primeira suplente da Federação PSOL-REDE no estado do Rio de Janeiro, ela preenche o mandato durante o afastamento de Braga, conforme as regras regimentais e eleitorais que regem a ocupação temporária de cadeiras no Congresso.
Heloísa Helena, que já foi senadora e foi candidata à Presidência da República, volta a exercer mandato parlamentar em Brasília depois de anos fora do Legislativo. Sua atuação política começou ainda em movimentos estudantis e sindicais , além de já ter sido eleita vice-prefeita de Maceió em 1992, dando os primeiros passos na política institucional.
Deputada estadual e senadora
Natural de Alagoas, em 1994 tornou-se deputada estadual pelo estado e, em 1998, foi eleita senadora da República, sendo reconhecida entre as vozes mais influentes da esquerda no Senado.
Ruptura com o PT
Filiada originalmente ao Partido dos Trabalhadores, acabou expulsa em 2023 por divergências internas e críticas a políticas, especialmente após votar contra uma reforma da previdência defendida pelo governo Lula à época.
No ano seguinte, tornou-se uma das fundadoras do Partido Socialismo e Liberdade (PSOL), legenda de esquerda que nasceu de dissidências petistas e crítica ao que seus membros viam como abandono de princípios socialistas originais.
Em 2006, Heloísa Helena foi candidata à Presidência da República pelo PSOL, obtendo cerca de 6,85% dos votos, um dos maiores percentuais para uma mulher nas eleições presidenciais brasileiras até então.
Fundação da Rede Sustentabilidade
Após uma década de militância no PSOL, em 2013 ela foi uma das articuladoras da criação da Rede Sustentabilidade, outra sigla que passaria a integrar a cena política brasileira com foco em pautas ambientais e sociais.
Na eleição de 2022, disputou uma vaga para deputada federal pelo Rio de Janeiro, recebeu 38.161 votos e ficou como primeira suplente da coligação Psol/Rede.
Já em 2024, ela se candidatou para vereadora do Rio, mas também não conseguiu se eleger. Heloísa teve apenas 11.971 e terminou como suplente nas eleições municipais.

Flávio Oliveira
Diretor Executivo
Jornalista com passagens por diferentes veículos de comunicação em rádio, impresso, TV e digital. Atua como gestor de mídias, com experiência em estratégia digital, técnicas avançadas de SEO, Analytics e gestão de equipes. Especialista em crescimento orgânico e tráfego pago, atua no planejamento, produção e otimização de conteúdo para grandes audiências.

Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!



