Crime

Eleitor de Lula confessa ter matado amigo bolsonarista em SP

À polícia, homem alega ter agido de 'cabeça quente'

Estilista José Roberto Gomes Mendes, de 51 anos, apoiador de Jair Bolsonaro
Estilista José Roberto Gomes Mendes, de 51 anos, apoiador de Jair Bolsonaro |  Foto: Reprodução
 

Um homem, de 42 anos, eleitor do candidato à Presidência Luiz Inácio Lula da Silva (PT) confessou à polícia ter assassinado seu amigo a facadas após uma briga política nesta terça-feira (4). O caso aconteceu dentro de sua casa, em Itanhaém, litoral de São Paulo.

Em depoimento à Civil, o suspeito afirmou que o desentendimento teve início após a vítima, identificada como José Roberto Gomes Mendes, de 51 anos, dizer que 'todo petista era ladrão'. Em seguida, o homem afirmou ao amigo que ele estava 'comendo a comida que o petista comprou'. 

Leia+: Alerta para a onda de ódio nas eleições do Brasil

Leia+: Apoiador de Bolsonaro é morto a facadas após briga política em SC

Leia+: Homem entra em bar, pergunta quem vota em Lula e mata eleitor

Após os ataques verbal, a vítima teria partido para cima do homem com uma faca, a mesma que ele alega ter retirado da mão do amigo e cometido o assassinato em legítima defesa. Ele foi preso em flagrante.

A vítima era apoiadora do candidato Jair Bolsonaro (PL), quem disputa a reeleição contra Lula. O petista alega que o homem teria levantado da mesa para arremessar uma panela e um rádio nele. 

O suspeito acrescentou que após retirar a faca da mão do amigo, usou a arma branca para golpeá-lo oito vezes durante uma luta corporal. 

Uma perícia foi realizada no local do crime, o corpo da vítima vai passar por exame de delito. O inquérito aponta que as perfurações foram no rosto, costas e pescoço.

Arilson Brandão, delegado da Divisão de Investigações Gerais, afirmou que houve motivações políticas no crime. A autoridade também informou que o suspeito está arrependido do crime e alegou ter cometido a ação de cabeça quente.

"Devido a uma crítica política da vítima, o [suspeito] se sentiu ofendido. Ambos passaram a discutir e evoluiu para a agressão. Um deles [a vítima] se muniu com uma faca e, na luta com o autor do crime, conseguiu pegar a arma da vítima, e a esfaqueou", disse à TV Tribuna, afiliada da Rede Globo.

Outros casos

Um homem identificado como Hildor Henker, de 34 anos, morreu após ser esfaqueado em um bar no município de Rio do Sul, em Santa Catarina, no dia 24 do mês passado. Ele estava vestindo uma camisa do presidente Jair Bolsonaro (PL) no momento da morte. A polícia investiga se a motivação do crime foi por discussão política.

Os agentes já identificaram o autor do crime, de 58 anos, conhecido por ser adepto ao Partido dos Trabalhadores (PT). A identidade dele ainda não foi revelada. O acusado tem passagem pela polícia por lesão corporal e injúria. 

Outro caso semelhante aconteceu em Cascavel, no Ceará. Um homem de 59 anos esfaqueou e matou outro homem por razões políticas.

Segundo o jornal O Povo,  o assassino entrou no estabelecimento e perguntou: "Quem é eleitor do Lula aqui?". Antônio Carlos Silva de Lima, de 39 anos, respondeu ''Eu sou'' e logo depois foi esfaqueado na altura das costelas pelo homem que entrou no bar.

< Novo vírus rouba dados de cartões e das redes sociais; entenda Thiago Gagliasso recebe homenagem da mãe: 'Nosso deputado' <