Educação
Ensino no Brasil tem melhora com alunos sem celular nas escolas
Pesquisa revela que 83% dos alunos têm prestado mais atenção

Uma pesquisa feita pela Frente Parlamentar Mista da Educação revelou, nesta quarta-feira (24), que 83% dos alunos brasileiros têm prestado mais atenção nas aulas depois da Lei nº 15.100/2025, que proíbe o estudante de usar o celular dentro da escola, ter sido sancionada.
O impacto da retirada de celulares é maior em turmas do Ensino Fundamental I, onde 88% das crianças afirmaram estar prestando mais atenção nos conteúdos lecionados em sala de aula. Já no Ensino Médio, a porcentagem cai para 70%.
Bullying virtual
O estudo também revela que 77% dos gestores e 65% dos professores notaram diminuição do bullying virtual no ambiente escolar. Entretanto, apenas 41% dos alunos confirmaram sentir a mudança. A discordância nesse âmbito da pesquisa sugere que o bullying pode não estar sendo percebido pelos professores ou não está sendo reportado pelos alunos.
O levantamento completou, ainda, que 44% dos alunos afirmaram sentir mais tédio nos intervalos. Apesar do tédio, o comportamento dos estudantes também cresceu de forma significativa, com 87% de melhora no Nordeste e 82% no Centro-Oeste e Sudeste.
A pesquisa ouviu 2.840 alunos, 348 professores e 201 gestores em escolas públicas municipais, estaduais e privadas de todas as regiões do país, que foi feita entre maio e julho de 2025.


Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!