Auxílio
Gás de graça: saiba como vai funcionar novo programa federal
Novo benefício começa 30 de outubro

O Presidente Luíz Inácio Lula da Silva anunciou, nesta quinta-feira (4), o ínicio do 'Gás do Povo', programa do governo federal, que vai garantir o gás de cozinha de graça para famílias de baixa renda. A distribuição vai começar em 30 de outubro e vai substituir o antigo Aúxilio Gás.
Em evento, que ocorreu hoje (4), no Aglomerado da Serra, em Belo Horizonte, Lula assinou a medida provisória (MP) que viabiliza a implementação imediata do programa, mas que precisa ser votada pelos parlamentares, no Congresso Nacional, em 120 dias para manter a validade.
Ao contrário do antigo benefício em dinheiro que as famílias recebiam, o Gás do Povo vai ceder um botijão de gás para cada família registrada no programa. Assim, cada família poderá retirar seu botijão diretamente das redes credenciadas pelo governo.
Segundos dados do IBGE (Instuto Brasileiro de Geografia e Estatística), cerca de 12 milhões de domicílios ainda combinam lenha e gás como forma alternativa de cozinhar no Brasil. Aproximadamente 5 milhões, entre esses, são famílias de baixa renda que não tem acesso ao gás de cozinha por conta do valor elevado.
Como vai funcionar
O programa será realizado das seguintes formas:
- Por meio de um aplicativo gerido pelo MDS (Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome), onde o beneficiário poderá localizar revendas credenciadas e acessar o vale eletrônico;
- Com o cartão do próprio programa que será criado;
- Por meio de vale impresso a ser retirado nas agências da Caixa Econômica Federal ou em lotéricas;
- Com o cartão do Bolsa Família.
A previsão é que cerca de 65 milhões de botijões sejam distribuídos por ano.


Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!