Logo Enfoco


    Alívio

    Hamas começa a libertar os primeiros reféns de Israel

    Acordo de cessar-fogo teve início neste domingo (19)

    Publicado 19/01/2025 às 14:05 | Atualizado em 19/01/2025 às 15:16 | Autor: Enfoco
    Ouça a reportagem
    Siga no Google News Siga o Enfoco no Google News
    Emily Damari, Doron Steinbrecher e Romi Gonen foi libertadas neste domingo (19)
    Emily Damari, Doron Steinbrecher e Romi Gonen foi libertadas neste domingo (19) |  Foto: Reprodução

    Com início de cessar-fogo assinado com o governo de Israel, o Hamas começou a libertar os primeiros reféns em uma praça da Faixa de Gaza, na tarde deste domingo (19). São elas Romi Gonen, Emily Damari e Doron Steinbrecher. No total, 33 reféns devem ser libertados na primeira fase.

    A trégua finalmente entrou em vigor após um atraso de três horas, durante o qual as forças israelenses bombardearam Gaza pelo ar em um ataque final, matando 13 pessoas, de acordo com autoridades de saúde palestinas.

    Uma equipe do Comitê Internacional da Cruz Vermelha estava a caminho para receber do Hamas os primeiros reféns a serem libertados sob o acordo de cessar-fogo.

    O acordo de cessar-fogo entrou em vigor após um atraso de quase três horas, interrompendo uma guerra que trouxe mudanças políticas ao Oriente Médio e dando esperança aos 2,3 milhões de habitantes de Gaza, muitos dos quais foram deslocados várias vezes.

    O tão aguardado acordo pode ajudar a colocar um fim na guerra de Gaza, que começou depois que o Hamas, que controla o pequeno território costeiro, atacou Israel em 7 de outubro de 2023, matando cerca de 1,2 mil pessoas, de acordo com as autoridades israelenses.

    A resposta de Israel reduziu grande parte de Gaza a escombros e matou cerca de 47 mil palestinos, de acordo com autoridades de saúde de Gaza.

    Caminhões transportando combustível e suprimentos de ajuda fizeram fila nas passagens de fronteira nas horas que antecederam a entrada em vigor do cessar-fogo. O Programa Mundial de Alimentos disse que eles começaram a atravessar na manhã de domingo.

    O acordo exige que 600 caminhões de ajuda sejam autorizados a entrar em Gaza todos os dias do cessar-fogo inicial de seis semanas, incluindo 50 que transportam combustível. Metade dos 600 caminhões de ajuda seria entregue no norte de Gaza, onde especialistas alertaram que a fome é iminente.

    Com Agência Brasil

    Grupo achados e perdidos do facebook Enfoco Grupo achados e perdidos do facebook Enfoco
    Achados e Perdidos

    Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!

    Entrar no grupo
    Artigo anterior
    <

    TikTok é banido nos EUA e aplicativo fica fora do ar

    Próximo artigo
    >

    Alerta de tempestade emitido para 19 estados; veja previsão

    Relacionados em Brasil & Mundo