Punição
TikTok é banido nos EUA e aplicativo fica fora do ar
Ação afetou mais de 170 milhões de usuários
A rede social TikTok saiu do ar e ficou indisponível nos Estados Unidos na madrugada deste domingo (19). A situação ocorreu devido a uma lei federal que força a plataforma a vender sua operação no país.
Na ocasião, usuários receberam uma mensagem assim que abriam a rede social. Nela, estava escrito que o aplicativo ficará temporariamente indisponível.
"Uma lei banindo o TikTok entrou em vigor nos Estados Unidos. Infelizmente, isso significa que você não pode usar o TikTok agora", diz a mensagem.
De acordo com o governo americano, o TikTok coleta dados confidenciais de americanos, podendo representar risco à segurança do país. A lei foi sancionada pelo ex-presidente Joe Biden e aprovada pelo congresso, em abril do ano passado.
O TikTok pertence a empresa chinesa ByteDance, que nega todas as acusação. Com isso, outros aplicativos da marca também saíram do ar nos Estados Unidos, como CapCut e o Lemon8.
Como a lei não foi cumprida, o aplicativo saiu do ar, afetando mais 170 milhões de usuários nos Estados Unidos.
Agora, o atual presidente, Donald Trump, que toma posse nesta segunda-feira (20), postou uma mensagem em suas redes sociais neste domingo (19) dizendo "Salve o TikTok".
Trump também já sinalizou que pretende adiar a proibição do aplicativo no país. "A extensão de 90 dias é algo que provavelmente será feito, porque é apropriado", disse Trump em entrevista à NBC. "Se eu decidir fazer isso, farei o anúncio na segunda-feira", disse o presidente dos EUA.
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!